Aveiro vai ser exemplo europeu ao nível da tecnologia 5G

 

 

 

 

Carlos Moedas, comissário europeu para a investigação, ciência e inovação, considera que Aveiro vai estar na linha da frente ao nível da tecnologia 5G, não só a nível nacional, mas também a nível europeu. A “culpa” é do projeto Aveiro STEAM City, que foi apresentado publicamente esta sexta-feira e cujo investimento global ascende a cerca de 6 milhões de euros (com um apoio FEDER de 4,8 milhões).

 

“Aveiro fica um bocadinho a ser o piloto português daquilo que é a infraestrutura 5G”, destacou o comissário europeu, em declarações à Aveiro Mag, no final da sessão pública realizada no Teatro Aveirense. “Ao ver este exemplo, outros municípios podem inspirar-se nele e concorrer a outros projetos europeus, porque tudo isto se interliga e temos variadíssimos programas ligados ao mundo digital”, prosseguiu.

 

Já antes, durante o seu discurso, Carlos Moedas havia enaltecido os feitos alcançados, no passado, pela região a nível tecnológico. “Aveiro inventou a Google antes da Google”, vincou, aludindo à criação do primeiro motor de busca, o Sapo.

 

Também com o Aveiro STEAM City, o município conseguiu “dar cartas”, elogiou Carlos Moedas. “Conseguiu apresentar o seu projeto e passar todo este crivo difícil da Comissão Europeia”, especificou, a propósito da operação liderada pela câmara de Aveiro, em parceria com a Universidade de Aveiro, Altice Labs, Instituto de Telecomunicações, da INOVARIA e do CEDES.

 

Uma das principais propostas do projeto passa por “catapultar o uso das novas tecnologias no espaço público e implementar infraestruturas e tecnologias 5G”.

 

 

 

Partilhar
avatar
  Notificações  
Notificação de