Aceitam-se ideias para melhorar o bairro de Santiago, em Aveiro

 

 

Há um grupo de cidadãos de Aveiro, constituído por profissionais de várias áreas (urbanismo, arquitetura, design, tecnologia, ensino e investigação, entre outras), que decidiu avançar com um laboratório cívico no bairro de Santiago e, para isso, apela à participação de todos.

 

A ideia passa reunir um conjunto de ideias ou propostas para melhorar este bairro, sendo que todos estão convidados a participar na sessão de apresentação do projeto, marcada para o final da tarde de dia 12 (18h30), no Espaço Meninarte das Florinhas do Vouga.

 

O Lab Cívico de Santiago pretende “criar um exercício onde os cidadãos identificam problemas e anseios comuns e experimentam formas colaborativas de resposta através da partilha de ideias, saberes e vontades, num clima de respeito e tolerância, e onde ‘aprendem’ a aperfeiçoar esses mesmos processos visando contribuir para a melhoria da vida dos membros da sua comunidade”, destaca o grupo organizador.

 

Estes laboratórios cidadãos têm vindo a ser implementados em algumas cidades europeias, em resposta à necessidade de se aprofundar a democracia participativa e de envolver as comunidades locais na construção de soluções experimentais para alguns problemas do seu quotidiano. Um dos exemplos mais conhecidos é o do Experimenta Distrito, promovido pelo Medialab-Prado em Madrid.

 

Aveiro já foi palco de alguns projetos de inovação cívica (Vivó Bairro, VivaCidade Aveiro 2, Aveiro SOUP, entre outros), aos quais estes cidadãos que agora avançam para o Lab Cívico de Santiago estiveram já ligados.

 

Partilhar

Post a Comment