Museus de Aveiro registaram novo recorde de visitantes em 2018

 

O balanço é apresentado pela câmara municipal e dificilmente poderia ser mais positivo. No ano de 2018 os museus de Aveiro (Museu de Aveiro/Santa Joana, Museu da Cidade, Museu Arte Nova e Ecomuseu Marinha da Troncalhada) registaram um aumento efetivo no número de participantes nas atividades e nos visitantes.

 

Contas feitas, conseguiram consolidar “a sua posição ao nível dos museus mais visitados do país, com novo crescimento face ao ano anterior de 7,16%”. Depois de, em 2017, terem registado 130.643 visitantes, os museus de Aveiro conseguiram, em 2018, chegar aos 140.004 visitantes.

 

“Isto depois de, no ano de 2017, ter ultrapassado, pela primeira vez, a barreira dos 100.000 visitantes”, faz questão de vincar a autarquia, em comunicado.

 

Para este novo crescimento, no entender da edilidade, contribuíram vários fatores. Entre eles, está a realização de eventos como o Boas Festas em Aveiro, as comemorações do Feriado Municipal, o Dia Mundial da Arte Nova, o Seminário Internacional de Curadores – CreArt, entre outras iniciativas.

 

Visibilidade internacional

 

A integração dos Museus de Aveiro em projetos europeus como o CreArt, e em Redes como as cidades “Cencyl” e a “Réseau Art Nouveau Network” reforçaram, de acordo com a câmara, “a sua visibilidade internacional e contribuíram, também, como polos de cultura atrativos de novos públicos”.

 

Outro dos “fatores decisivos, a ter em linha de conta”, nota a edilidade, “é a existência de um programa regular de atividades que, com o decorrer do tempo, tem consolidado a imagem e a afirmação dos museus e fidelizado segmentos de público”.

 

A autarquia destaca, ainda, que 2018 ficou marcado pela “implementação de uma nova estrutura orgânica da câmara municipal, a qual deu origem à Divisão de Cultura e Turismo e que, em termos de subunidades orgânicas, levou à criação da Ação Cultural, que assim ganhou autonomia face aos museus e património cultural”.

Partilhar
avatar
  Notificações  
Notificação de