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Aveiro: Centro de Competências vai apoiar media locais na transição digital

Sociedade

A Universidade de Aveiro, a Associação Portuguesa de Imprensa e o PCI - Parque de Ciência e Inovação – da Região de Aveiro, assinaram hoje, Dia Nacional da Imprensa, um contrato de consórcio para a criação do novo Aveiro Media Competence Centre, o primeiro centro de competências europeu para a capacitação de recursos humanos e a transição digital nosmedia.

Trata-se, nas palavras de Paulo Jorge Ferreira, de “um projeto da maior importância”. À margem da entrevista que deu à Aveiro Mag a propósito do 48.º aniversário da academia aveirense, o reitor da Universidade de Aveiro explicou que o objetivo desta iniciativa é “criar uma estrutura que permita aos media locais apropriarem-se de conhecimento digital”, ajudando-os a “passarem para um estado mais avançado de jornalismo digitalmente assistido”.

“Apesar de o seu impacto e o seu significado na vida quotidiana das populações serem enormíssimos, por norma, os media locais têm dimensões reduzidas e, por esse motivo, são particularmente sensíveis aos desafios da transformação digital”, explicava Paulo Jorge Ferreira. “Por um lado, vivem soterrados em informação e desinformação e têm dificuldades em separar o trigo do joio; por outro, têm dificuldades financeiras para se capacitarem com as ferramentas digitais e os recursos humanos qualificados que são necessários para a transformação digital”. “O Aveiro Media Competence Centre vem dar um passo nessa direção”, garante o reitor, elencando as possibilidades de acesso a ferramentas digitais e a financiamentos públicos e privados, a partilha de conhecimento do mercado tecnológico global e a disponibilização de meios para a capacitação e requalificação dos recursos humanos como algumas das mais-valias do novo equipamento.

Criado com o apoio da Secretaria de Estado do Cinema, Audiovisual e Media e da Secretaria de Estado da Transição Digital, e com o financiamento da Google, a primeira entidade privada a associar-se ao projeto, o novo centro de competências, a instalar no PCI, ficará à disposição dos editores locais europeus. Segundo João Palmeiro, presidente da Associação Portuguesa de Imprensa, será mesmo um "ponto central na União Europeia para a conceção e implementação de cursos de formação e projetos de implantação de tecnologia de curto prazo, com o objetivo de promover um jornalismo de alta qualidade alavancado por ecossistemas digitais", assim como a literacia mediática pela luta contra a desinformação.

Em Dia Nacional da Imprensa, a cerimónia de lançamento deste projeto, que teve lugar no auditório Renato Araújo, na Reitoria da Universidade de Aveiro, contou com várias intervenções, conversas e discussões sobre os desafios da transição para o digitalnos media.

Depois de Paulo Jorge Ferreira, que abriu a sessão, tomaram a palavra Nuno Artur Silva, SecretáriodeEstado da Cultura, Audiovisual e Media, V?ra Jourová, vice-presidente da Comissão Europeia e Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República Portuguesa, os três últimos, através de mensagens em vídeo. Ao momento de assinatura do protocolo seguiram-se as intervenções de Pedro Almeida, diretor do PCI - Parque Ciência e Inovação - da Região de Aveiro, João Palmeiro, presidente da Associação Portuguesa de Imprensa, Bernardo Correia, Country Manager da Google Portugal, e João Machado, vereador da Câmara Municipal de Aveiro. De seguida, teve lugar uma mesa-redonda subordinada ao tema “Transição Digital nos Media”, moderada pelo jornalista Pedro Fonseca e na qual participaram Susana Sargento, da Universidade de Aveiro, Tiago Saccheti, da Bosch Industry Consulting, Ralf Schäfer do Instituto de Telecomunicações Fraunhofer Heinrich-Hertz, em Berlim, Guida Marques Pinto, do Público, e Vítor Almeida, do jornal A Verdade.

André de Aragão Azevedo, Secretário de Estado para a Transição Digital, encerrou os trabalhos, alertando para o facto de o desafio da transição digital surgir muitas vezes associado ao “fantasma” da perda de empregos. Para o Secretário de Estado, é claro que “quem dominar as ferramentas digitais será mais competitivo”. “Estamos a falar de aumentar a capacidade humana e não de pôr em causa postos de trabalho”, esclareceu, acrescentando que “ficar à margem da transição digital não pode ser uma opção. É da sobrevivência do setor que estamos a falar”.

O Aveiro Media Competence Centre deverá dar início à sua atividade no final do primeiro trimestre de 2022.

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