AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Ana Batata: uma mulher ao leme de um clube desportivo

Modalidades

Foi pela mão do pai que Ana Batata aprendeu a gostar da Associação Recreativa e Cultural de Oliveirinha (ARCO). A recém eleita presidente era ainda uma criança quando António Batata presidiu aos destinos do clube. Estávamos na década de 80 do século passado, e a “pequena” Ana, sempre que podia, acompanhava os treinos e os jogos ao fim de semana.

Cresceu, cumpriu o seu percurso de vida e com o crescimento dos filhos voltou a aproximar-se do dia a dia da coletividade. Em meados de junho deste ano, depois de lançado o desafio, aceitou liderar uma equipa e chegou à presidência da direcão do clube sucedendo a Pedro Sucena.

Cinco meses depois de tomar posse, Ana Batata já perdeu a conta às caras de espanto que teve que enfrentar quando muitas pessoas tomam conhecimento que é uma mulher a liderar os destinos do clube, mas confessa que nunca se sentiu tratada de uma maneira diferente. Sinais dos tempos, talvez.

O maior sonho da nova equipa dirigente é conseguir dotar o Complexo Desportivo da Gândara de um relvado sintético. Ana Batata sabe que não vai ser tarefa fácil. Em entrevista à Aveiro Mag, apela, por isso, ao esforço de todos para cumprir a missão de criar as melhores condições para a prática do futebol de formação na freguesia de Oliveirinha.

Quando é que tomou a decisão de avançar para a presidência da direção da ARCO? E porque é que decidiu candidatar-se?

Não houve uma altura certa em que tomei a decisão, Fui ajudando durante a época 2018/2019 e fiquei de tal forma envolvida que no fim acabei por ficar na direção. O motivo da candidatura foi basicamente ajudar e dar continuidade ao trabalho que vinha a ser desenvolvido.

O facto do seu pai ter sido presidente do clube pesou na decisão?

Teve algum peso na medida em que até o meu pai se envolveu durante a época e foi aparecendo mais. Recordo ainda a minha infância passada no clube. Foi nessa altura que aprendi a gostar da ARCO.

Está há cerca de cinco meses no cargo. Está a corresponder às expetativas que tinha criado quando aceitou liderar este projeto?

Estava à espera de muito trabalho, o que veio a confirmar-se nestes primeiros meses do mandato. Sei que não é uma tarefa fácil, mas também sei que tenho uma equipa de trabalho espetacular e conto com todos para cumprir esta missão.

Nestes cinco meses de presidência qual o momento que mais a marcou?

Não houve propriamente um momento que me marcasse mais. É tudo muito novo para mim, sempre situações para resolver, o trabalho não pára. Mas sem dúvida o início de época foi atribulado e atarefado de uma maneira que não estava à espera. Senti-me assoberbada com muita coisa a acontecer ao mesmo tempo.

Já sentiu, por ser mulher, que a trataram nalgum momento de uma forma diferente do que estava à espera?

Nunca senti tratamento diferente de quem já me conhecia mas as pessoas novas, regra geral, mostram algum espanto em saber que a presidência está entregue a uma mulher Mas é apenas a reação inicial. Rapidamente se habituam. É um sinal dos tempos. Felizmente.

Ana Batata sucedeu a Pedro Sucena

Quais são os objetivos que estabeleceu para este mandato?

Dar continuidade ao ótimo trabalho desenvolvido pela direção anterior. Se o conseguir fazer já me dou por satisfeita.

Sendo um clube que se dedica ao futebol de formação, que papel é que acha que os pais dos atletas devem ter no dia a dia da ARCO?

O papel dos pais é fundamental no futebol de formação e acho que devem estar sempre envolvidos nas atividades do clube. Sem a ajuda dos pais, a ARCO não seria possível. Todos os dias temos dezenas de crianças e jovens a praticarem futebol do Complexo Desportivo da Gândara. Esta época, temos sete equipas em competição, com cerca de 110 jovens jogadores com idades compreendidas entre os 8 e os 19 anos. E temos, ainda, um carinho especial pelo projeto “Geração Futuro” que junta cerca de duas dezenas de crianças com idades entre os 4 e os 7 anos.

A colocação de um relvado sintético no Complexo Desportivo da Gândara é um velho sonho do Clube. Vai acontecer no seu mandato?

Queremos muito, mas não depende só de nós. É uma incógnita, tudo indica que sim mas...ver para crer. Uma coisa é certa: Estamos fortemente empenhados em concretizar esse objetivo que será uma mais-valia incrível para todos os escalões de formação que temos em atividade.

A freguesia apoia a ARCO? Que medidas tem pensadas para envolver a comunidade no Clube?

A freguesia sempre apoiou o clube, as nossas instalações são da freguesia. Cada fim de semana com jogos é motivo para juntar a comunidade e temos vindo a organizar eventos ao longo da época para dinamizar ainda mais esse convívio. O próximo será um magusto, no dia 16 de novembro, a partir das 18h00, nas nossas instalações.

Em dezembro, no dia 14, teremos o tradicional Jantar de Natal e para 2020 já estamos a pensar lançar mais atividades que envolvam a comunidade. Queremos ser uma referência. Vamos trabalhar sempre em prol da boa formação de todos os nossos atletas e unir a comunidade através do futebol. É essa a nossa vontade. Todos os dias. Sim, porque é preciso trabalhar todos os dias.

Automobilia Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.