Aveiro vira capital nacional das ostras por um dia

 

 

Simples ou gratinadas? Gostos não se discutem e, para muitos, o melhor mesmo é apostar na variedade. E isso é algo que não faltará, no próximo dia 23, em Aveiro. A Ostraveiro, produtora de ostras, berbigão e amêijoas, irá promover um festival, para o qual convidou outros produtores nacionais, de vários pontos do país.

 

Para além de dois produtores aveirenses, o Viveiro Ostras Pessoas e o Viveiro Lugar das Ostras, vão estar presentes um produtor de Setúbal, Ostras 3.0 e dois do Algarve, nomeadamente o Ostras Select da Ria de Alvor e a Bivalvia – Mariscos da Formosa, de Olhão.

 

Haverá, como seria de esperar, degustação de ostras – cada pessoa vai poder provar 10 tipos -, bem como um showcooking, com a demonstração de diferentes formas de preparar o molusco.

 

A acompanhar este sabor a mar vão estar vinhos da Quinta Maria Izabel, do Douro e espumante Caves São João, anuncia a organização do “Festival das Ostras”.

 

A iniciativa começa às 16h00 e decorre até às 20h00, sendo que o evento tem uma lotação máxima de 60 pessoas (os interessados devem começar já a fazer as suas reservas).

 

Programas de visitas guiadas

 

A Ostraveiro está situada na Marinha Passagem, acessível apenas de barco, mas numa viagem de apenas dois minutos. É lá que são produzidas diariamente ostras e salicórnia, mas também amêijoa e berbigão.

 

A empresa aposta nos programas de visitas guiadas – com uma duração de mais ou menos 45 minutos -, que contam a história da marinha e o processo de criação das ostras. No final, prova-se o produto da casa.

 

Tudo isto com vista privilegiada para a ria e num espaço onde não faltam condições para conviver e relaxar – há uma zona com camas de rede, áreas de esplanada, um parque infantil e um bar de madeira literalmente plantado em cima da água.

Partilhar
avatar
  Notificações  
Notificação de