
Nova visita Sentidos de Mar parte à descoberta do barco Vouga
No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Água, o Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) propõe, para o próximo sábado, dia 23, uma visita guiada especial. Seguindo o percurso das marés atlânticas que se propagam na ria – desde a Barra e daí para o Canal de Mira – e a propósito da conservação e preservação da água, a proposta passa por conhecer um barco muito especial: o Vouga.
“Uma classe de embarcação com origem na nossa Costa Nova, e que, além de muito bela, é também não poluente”, destaca o MMI, a propósito daquela que será a figura central da próxima visita do ciclo Sentidos de Mar.
Caberá ao construtor naval Delmar Conde, com estaleiro instalado na Gafanha da Encarnação – onde, além da construção, se dedica também à preparação de barcos ao mais alto nível competitivo da vela internacional – dar a conhecer as características da classe Vouga.
Nascido na Costa Nova, no final dos anos 20 do século passado, chegou a navegar noutras águas, nomeadamente em Lisboa (foi um dos barcos adotados pela Mocidade Portuguesa para o treino de vela). É a única classe de vela com origem portuguesa inscrita na Federação Portuguesa de Vela.
Participação sujeita a inscrição
O percurso até ao estaleiro será efetuado de bicicleta (proporcionada pela organização), maioritariamente em ciclovia, sendo recomendado levar calçado confortável e casaco corta-vento.
A participação está sujeita a inscrição prévia (8 euros por pessoa) através do 234329990 ou visitas.mmi@cm-ilhavo.pt e sujeitas a confirmação. A atividade tem início pelas 10h00 e uma duração estimada de 2h30.