Fim de semana de arranque da Feira de Março 2019 e outras coisas mais

 

 

Esta semana nem podíamos começar de outra forma. Está aí à porta a Feira de Março, uma das principais marcas da cidade e da região. A edição número 585 aproveita o fim de semana e abre dois dias antes do que é tradição (25 de março). É já este sábado que as portas se abrem no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro para mais um mês de divertimento – à mostra económica, voltam a associar-se a música, a gastronomia e diversões.

A festa está garantida, com essa nota positiva a registar: a Feira de Março 2019 vai ser mais amiga do ambiente e, por isso, vai apostar nos copos reutilizáveis e nas palhinhas de plástico.E já espreitou o cartaz dos concertos? Os nomes dispensam apresentações: 4eMeia (dia 23), Paulo de Carvalho (dia 29), Xutos e Pontapés (30), Anselmo Ralph e RFM Dance Floor com Rich e Mendes (5 de abril) e Piruka (6 de abril).

 

Noutros palcos, mais concretamente no Teatro Aveirense, há o concerto de encerramento dos Reencontros de Música Contemporânea. Acontece este sábado à noite, e estará a cargo da Orquestra Filarmonia das Beiras e o Coro do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian.

 

No GrETUA, a noite de sábado é reservada a Allen Halloween. O rapper apresenta-se no palco do Grupo Experimental de teatro da UA para um concerto em que percorrerá temas dos seus já doze anos de carreira (bilhetes a preço de pré-venda, 6 eurosm, estão prestes a esgotar; no dia, haverá bilhetes à venda à porta, pelo preço de 8 euros).

 

Pelo Salgado Café Teatro, a noite de sexta-feira vai ser animada pelo grupo 3Cycle. Samuel Gapp (piano), André Ferreira (contrabaixo) e Alfonso Miguel (bateria) atuam a partir das 23h00.

 

Pela região, mais concretamente na Murtosa, destaque para a comemoração do Dia Mundial da Poesia. Será assinalado com uma sessão cultural, que terá lugar na sexta-feira, pelas 21h30, na Oficina de Artes. Para além de leitura livre de poesia, o evento contará com a prestação musical de Bruno Pato, que interpretará poetas e músicos portugueses. A entrada é livre.

 

E por falar em letras e palavras, sábado, há workshop de escrita criativacom Sandro William Junqueira, no Museu Marítimo de Ílhavo. Inscrições gratuitas, mas sujeitas a inscrição prévia: 234329990 ou visitas.mmi@cm-ilhavo.pt.

 

Em Estarreja, este sábado cumpre-se mais uma sessão dos Concertos Íntimos, no Cine-Teatro de Estarreja. Raquel Tavares, considerada uma das mais importantes e consistentes vozes do fado contemporâneo, sobe ao palco pelas 21h30.

 

Mais a norte, em Ovar, a proposta passa por “Engolir sapos”. É esse o nome do espetáculo, que é também uma reflexão artística sobre preconceito e sapos de loiça, que é apresentado no Centro de Arte, no sábado, às 22h00. Parte desta produção resulta da Residência Artística realizada em Ovar, em novembro de 2018, na qual se se escutou os diálogos entre as diferentes comunidades e a comunidade de etnia cigana existente no município.

 

Para o fim, fica essa proposta para uma tarde de domingo cheia de música no Avenida Café-Concerto. Quatro nomes num só dia: Booby Trap, Albert Fish, Zurrapa e Scúru Fitchádu. Caberá a estes últimos, com o seu punk/funaná que tem tanto de dançável como de corrosivo, encerrar a tarde de música. As portas abrem pelas 15h00.

 

 

 

Partilhar
avatar
  Notificações  
Notificação de