
Jovem aveirense envolvida em projeto de apoio a hospital missionário da Tanzânia
Podia ter sido uma viagem igual a tantas outras, mas não foi. A aveirense Marta Oliveira, de 30 anos, saiu da Tanzânia, juntamente com a amiga que acompanhava na viagem, determinada em dar uma ajuda a um hospital missionário daquele país. Encetaram uma campanha de angariação de fundos e lançam o apelo a todos os amigos e conhecidos.
A ideia surgiu depois Marta Oliveira e a amiga terem visitado, durante a estadia na Tanzânia, “um hospital missionário, o Nyota Bahari Health Center, que depende unicamente da boa vontade das irmãs e de alguns incentivos do governo, claramente insuficientes”, refere.
“A gestão dos partos é feita sempre com fé na sorte e no instinto das parteiras, o que nos deixou muito perturbadas. Vimos um bebé nascido no dia anterior que nunca poderá utilizar o braço direito devido a uma compressão dos nervos do ombro, facilmente evitável com os meios necessários”, relata ainda a jovem aveirense, que reside, atualmente, em Itália.
O hospital, refere Marta, até dispõe de “uma máquina de ultra sons para realizar ecografias”, mas “infelizmente não têm formação para a utilizar!”. Perante isto, as duas jovens decidiram que tinham de agir, tentando contagiar as pessoas que as rodeiam.
“Dia 7 de Abril, em Bolonha, faremos um evento de solidariedade que contará com um jantar, venda de artesanato tanzaniano, uma exposição fotográfica e um concerto! Todo o dinheiro angariado será utilizado para pagar um curso de formação especializado em ecografia e métodos de diagnóstico a uma das freiras do hospital”, desvenda a jovem aveirense.
Não obstante a distância, Marta Oliveira estende o apelo aos amigos e conhecidos de Aveiro para participarem nesta recolha de fundos. Todas as ajudas são bem-vindas, destaca (mais informações através do mail misoliveira@gmail.com).