AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Cinco parques e jardins da região para começar a desconfinar

Região

É tempo de retomar os passeios ao ar livre. Com todos os cuidados que o contexto atual exige (respeite o distanciamento social e use máscara), está na altura de começar a desconfinar. A Aveiro Mag deixa-lhe algumas sugestões de parques e jardins da região que convidam a uma pequena caminhada. Cinco propostas que pode e deve considerar.

Calce umas sapatilhas e aproveite os trilhos e a paisagem envolvente. Começando por Aveiro, passando por Ílhavo, Águeda, Ovar e Vagos, estas propostas estão à sua espera.

Parque Infante D. Pedro, em Aveiro

É a maior mancha verde da cidade de Aveiro. Falamos do Parque Infante D. Pedro, “habitado” por uma grande diversidade de árvores, tanto de espécies nativas como de origens distantes. Ali, entre muitas outras, pode encontrar um Azevinho (Ilex aquifolium), uma espécie rara e protegida, com um porte arbóreo significativo, e várias Ginkgo (Ginkgo biloba).

Destaque, ainda, para o edifício de tons amarelos que foi concebido como casa de chá; a falsa gruta com fonte situada debaixo das escadarias que unem as duas partes do parque; e um conjunto de azulejos com cenas alusivas à vida aveirense no início dos anos 30 do século XX. Na parte superior do parque, encontramos um bonito coreto em estilo Arte Nova tardia (início do século XX). Ao lado, um alto torreão hexagonal, originalmente concebido como depósito de água, é agora utilizado como miradouro.

Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré

Situado de frente para a Ria de Aveiro, na “ponta norte” do Canal de Mira, o Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, é atualmente um dos melhores e mais aprazíveis espaços públicos da região.

Dispõe de várias valências desportivas e de lazer, que se complementam e harmonizam numa área de onze hectares: um ancoradouro de recreio, espaços de circulação pedonal, pista para bicicletas, parque de merendas, campos desportivos para a prática de futebol, basquetebol e ténis, parques infantis, um parque geriátrico, entre outros, são alguns exemplos das capacidades deste espaço público, que pode ser utilizado quer para o desfrute de momentos lazer, quer para a prática de atividades desportivas ao ar livre.

O Jardim Oudinot engloba igualmente uma praia fluvial (presente na memória dos habitantes locais como a antiga “praia dos tesos”) e uma guarita.

Parque de Alta Vila, em Águeda

Águeda conta com uma zona verde que se estende por uma área de quase dois hectares, com mais de 250 árvores e perto de quinhentos arbustos.

O Parque de Alta Vila, recentemente requalificado, dispõe de passeios e trilho, locais confortáveis de contemplação. São novidades a criação de um circuito principal contínuo que permite o atravessamento pedonal, ligando a parte baixa à parte alta, e o aumento da biodiversidade através da recuperação de seis pontos de água em todo o parque e, particularmente, no lago.

Foram instalados um novo sistema de iluminação pública e um novo conjunto de mobiliário urbano. Os bancos, papeleiras, bebedouros e sinalética remetem para a reprodução de peças datadas da época do Jardim original ou constituem propostas de design contemporâneo.

Parque do Buçaquinho, em Ovar

Situado a norte do concelho de Ovar, entre Esmoriz e Cortegaça, o Parque Ambiental do Buçaquinho é um desses locais de visita obrigatória para quem procura um refúgio rico em biodiversidade. Um recanto que convida a longos e tranquilos passeios, a pé ou de bicicleta.

À espera dos visitantes está uma área de 24 hectares de floresta protegida, de grande valor ambiental e com uma biodiversidade rica ao nível da fauna e da flora. Contempla um pinhal, seis lagoas, uma cafetaria, parque infantil, jardim de plantas aromáticas, torre e posto de observação da avifauna, espaço multimédia e Centro de Educação Ambiental.

Parque Quinta do Ega, em Vagos

O Parque Municipal Quinta do Ega localiza-se numa paisagem marcada pela existência do Rio Boco junto ao centro da vila de Vagos. O jardim vai-se perdendo, progressivamente, no mosaico e cor da paisagem, de modo que as necessidades recreativas e contemplativas coabitem com a sensibilização ambiental e com a manutenção da diversidade ecológica, cuja flora e avifauna se pode observar neste local.

Espaço amplo e aprazível, em contacto permanente com a natureza, com iluminação artificial e uma vasta zona relvada. Possui um parque infantil e ainda uma zona com equipamentos para praticar ginástica

Automobilia Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.