O que torna o pão de Vale de Ílhavo tão especial? Dias 30 e 31 pode descobrir

 

A pergunta é feita vezes sem conta, especialmente por quem não resiste ao sabor e à textura das famosas padas e do igualmente célebre folar de Vale de Ílhavo. O que torna este pão tão especial? Sem sombra de dúvida, o facto de ainda ser produzido de forma artesanal, com farinha de trigo não refinada – proveniente das moagens tradicionais de Vale de Ílhavo – e cozido no forno a lenha, que tem de estar à temperatura certa.

 

As padeiras de Vale de Ílhavo continuam a cozer o pão conforme lhes ensinaram as mães e as avós, conforme poderá descobrir em mais uma edição da Rota das Padeiras, que acontecerá de 28 a 31 de março – os primeiros dois dias são reservados ao público escolar e sénior.

 

A iniciativa resulta de uma organização da câmara de Ílhavo e da Associação Cultural e Recreativa “Os Baldas”, que visa fazer perdurar a tradição do fabrico de pão artesanal naquela localidade. Todos estão convidados a rumar,  no próximo fim de semana, ao centro de Vale de Ílhavo – durante todo o evento haverá venda de pão, degustações, contos do pão e uma exposição.

 

Várias atividades programadas

 

A abertura oficial está marcada para as 15h00 de sábado e é marcada pela percussão dos Tocabaldar. A programação continua pela tarde fora, com várias ações em que, mais do que ver, o público é convidado a participar.

 

Tanto no sábado, como no domingo, às 16 horas realiza-se uma oficina de costura de sacos de pão, para pessoas com ou sem experiência. Esta é também uma forma de contribuir para a redução da pegada ecológica, evitando-se o uso de sacos de plástico ou de papel.

 

Também em ambos os dias do fim de semana, às 17.30 horas, a tradição junta-se à inovação na oficina de Padas, Pão de Salicórnia e Folar de Vale de Ílhavo.

 

Já no domingo, o dia começa com mais uma edição de “Sentidos de Mar”, desta feita sob o tema “Padas de Vale de Ílhavo com sabor a mar”. O passeio, que se realiza de bicicleta, começa no Museu Marítimo de Ílhavo, rumo à Algaplus e às Moagens Valente. A visita inclui degustação de pão com farinha de salicórnia. As inscrições podem realizar-se através de email (visitas.mmi@cm-ilhavo.pt) ou por telefone (234 329 990). As bicicletas são disponibilizadas pela organização.

 

À tradição do pão junta-se outra tradição também de Vale de Ílhavo – os Cardadores, que, na sua forma de estar irreverente, vão marcar presença na abertura ao público, no domingo, às 15.30 horas. A tarde de domingo termina com a atuação do Rancho Regional Casa do Povo de Ílhavo, às 18.30 horas.

 

Partilhar
avatar
  Notificações  
Notificação de