A ria está prestes a ganhar um novo moliceiro que já se assume como “O Presidente”

 

No dia 31 de março, a ria de Aveiro ganhará um novo barco moliceiro. Aquele será o benjamim dos barcos tradicionais aveirenses foi batizado com o nome “O Presidente” e é propriedade da empresa de animação turística Terra d’água”. A cerimónia do “bota-abaixo” está agendada para as 14h00, no Cais do Bico, na Murtosa.

 

Construído no estaleiro do Mestre António Esteves, em Pardilhó, no concelho de Estarreja, “O Presidente” conta com painéis pintados por José Oliveira, artista plástico murtoseiro, autor da quase totalidade dos painéis dos moliceiros existentes na ria.

 

A construção deste novo barco moliceiro “possuiu um enorme simbolismo, pois representa mais um forte impulso de esperança na preservação daquele que é o verdadeiro ex-líbris da ria”, destaca a câmara municipal da Murtosa, em comunicado.

 

“O desaparecimento da atividade para a qual foram concebidos – a apanha do moliço – ditou a quase extinção dos barcos moliceiros”, recorda a edilidade, acrescentando: “Hoje, uma grande parte dos moliceiros ainda existentes, estão consignados à atividade turística nos canais da cidade de Aveiro, já sem algumas das suas características originais”.

 

“Na Murtosa, resistem, teimosamente, um conjunto de homens que mantêm as suas embarcações sem mácula, seja para atividade marítimo-turística, ou, apenas, pela satisfação de as possuírem”, faz questão de vincar a autarquia murtoseira, lembrando que, “O Presidente” virá agora guarnecer este contingente.

 

Partilhar
avatar
  Notificações  
Notificação de