Murtosa é o concelho português mais amigável para a utilização da bicicleta

 

É o ranking nacional “Bike Friendy Index” que coloca a Murtosa no topo da lista. Este município da região de Aveiro é o concelho em Portugal mais amigável para a utilização da bicicleta enquanto modo de transporte urbano.

 

O “Bike Friendly Index” tem por base os dados científicos conhecidos sobre os fatores que explicam os níveis de utilização da bicicleta e ainda o compromisso político para avaliar o quanto os municípios estão a investir no sentido da promoção da bicicleta e da mobilidade urbana sustentável em geral.

 

A seguir à Murtosa (6,08 pontos), surgem, no pódio nacional, Lisboa (5,84 pontos) e Vila Real de Santo António (4,92 pontos).

 

O índice é composto por cinco dimensões (declive, ambiente construído, infraestruturas cicláveis, compromisso político, utilização da bicicleta atual), medidos através de um conjunto de 12 indicadores.

 

Segundo faz questão de sublinhar a câmara da Murtosa, o “Bike Friendly Index” é coordenado por investigadores do projeto BEAM (Built Environment and Mobility research group), ligado à Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.

 

A Murtosa possui uma longa tradição no uso da bicicleta, sendo que mais de metade dos residentes utilizam-na com regularidade.

 

Partilhar
avatar
  Notificações  
Notificação de