SPEAK Aveiro celebra primeiro aniversário ao som de músicas do mundo

 

O grupo SPEAK Aveiro está a comemorar o seu primeiro aniversário e quer fazer a festa com toda a comunidade. A celebração acontece esta sexta-feira, pelas 19 horas, e consistirá num concerto de músicas do mundo, em parceria com a Oficina de Música de Aveiro (OMA). Estão garantidas representações musicais de vários países (Itália, Brasil, Rússia, Portugal e México), num espetáculo que terá entrada livre e gratuita.

 

O SPEAK é um programa de partilha de conhecimentos de línguas e culturas criado para aproximar pessoas, partindo desse pressuposto de que “a partilha de línguas e culturas entre migrantes e locais quebra barreiras, promove o multilinguismo, e a valoriza a diversidade”.

 

Criado em 2014, em Leiria, envolve hoje uma comunidade com mais de 20.000 pessoas de 157 países diferentes. Está presente em 17 cidades de seis países europeus (Alemanha, Bélgica, Espanha, Itália, Portugal e Reino Unido).

 

Chegou a Aveiro há, precisamente, um ano por iniciativa de Valeria Meneses, do México. Quando chegou a Portugal pensava que iria ser fácil “integrar-se no seu novo país”. “A realidade foi um pouco diferente”, recorda Valeria Meneses, especificando que teve de “ultrapassar desafios não só da língua, mas também da cultura”.

 

Mais de 20 eventos num ano

 

O balanço deste primeiro ano indica que há “muito a comemorar”. “Nestes primeiros 12 meses, fizemos 23 eventos, nos quais participaram 200 pessoas de mais de 30 países. Realizámos 14 cursos de línguas e culturas com mais de 50 buddies (voluntários que querem partilhar a sua língua e cultura). Temos nove parcerias ativas com diferentes associações e negócios da cidade, onde decorrem os nossos cursos e eventos”, destaca Valeria Meneses.

 

“Com dois eventos em média por mês, houve alguns especiais que ficaram na memória: o Are you Brain Enough,em parceria com a AGORA Aveiro; a criação de um Altar de Muertos, uma tradição mexicana durante o Dia dos Mortos em parceria com a Rebaldaria, e a recente comemoração do mês da Francofonia, onde todos os participantes aprenderam diversas palavras em francês”, realça, ainda, aquela responsável.

 

Para o futuro, fica a vontade de continuar a crescer, “chegar a mais pessoas, concretizar parcerias com mais instituições na cidade, criar espaços de convivência e aprendizagem que se traduzam numa cidade que valoriza e celebra a diversidade”.

 

Partilhar
avatar
  Notificações  
Notificação de