Dias 6 e 7 de abril, há dezenas de moinhos para (re) descobrir na região

 

 

O Dia Nacional dos Moinhos comemora-se a 7 de abril e manda a tradição que a efeméride sirva de pretexto para os moinhos abrirem as portas ao público durante o fim de semana – numa iniciativa organizada pela Rede Portuguesa de Moinhos, com o apoio da TIMS, Sociedade Internacional de Molinologia.

 

Um dia aberto que se estende a todo o país e que, ano após ano, é vivido de forma muito especial na região. Segundo anuncia a Rede Portuguesa de Moinhos, só no distrito de Aveiro haverá mais de meia centena de moinhos para visitar nos dias 6 e 7.

 

Aveiro, Albergaria-a-Velha, Vagos, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, Águeda, Vale de Cambra, Anadia, Arouca, Ílhavo, Mealhada, Estarreja, Sever do Vouga e Castelo de Paiva, são os municípios por onde pode (e deve) passar no próximo fim de semana.

 

Neles encontrará moinhos de “várias tipologias, algumas muito raras ou únicas a nível nacional”, destaca a organização, dando, ainda, nota que “cada moinho terá um programa de atividades próprio com visitas guiadas, animações, demonstrações, palestras e outras ações de sensibilização”.

 

Este dia aberto – que acaba por se estender por dois dias – pretende “chamar a atenção dos portugueses para o inestimável valor patrimonial dos moinhos tradicionais, de forma a motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, moleiros, organizações associativas, autarquias locais, museus, investigadores, molinólogos, entusiastas, amigos dos moinhos e população em geral”.

 

 

 

Rota dos Moinhos de Albergaria-a-Velha de parabéns

 

Neste roteiro pelos moinhos, há um município da região digno de destaque: Albergaria-a-Velha. Tem mais de 300 moinhos – número que o coloca na linha da frente a nível nacional e europeu – e há já alguns anos que decidiu criar uma rota a eles dedicada.

 

É constituída por nove núcleos, num total de 12 moinhos com 17 casais de mós, distribuídos por diferentes freguesias do concelho, e está, este fim de semana, de parabéns – celebra o seu quinto aniversário. A festa é aberta ao público em geral e constará de quatro visitas guiadas a diferentes núcleos – gratuitas mas sujeitas a inscrição (turismo@cm-albergaria.pt) até ao dia 4 de abril.

 

No município vizinho de Sever do Vouga, a celebração do Dia dos Moinhos será feita através de uma iniciativa da LANCE-Liga dos Amigos e Naturais de Couto de Esteves. A caminhada “Moinhos d’água do Couto a Catives” e a apresentação do livro “O último Moleiro do Rio” são as propostas para o dia 6 de abril, sábado.

 

Já em Aveiro estará aberto ao público, para visitação e demonstração, um único moinho tradicional. Conhecido como a Azenha do Cabeço, em Aradas, o moinho tem visita gratuita e guiada pelo moleiro Duarte Costa, sábado, dia 6, das 15h00 às 18h00.

 

Para mais informações sobre o evento e lista completa dos moinhos da região que estarão de portas abertas, pode consultar o website da Rede Portuguesa de Moinhos.

 

* Créditos das fotos: câmara municipal de Albergaria-a-Velha
Partilhar
avatar
  Notificações  
Notificação de