AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

O Amor à Tradição deu frutos e tem a forma de uma confeitaria

Gastronomia

Rui Ferreira cresceu a ajudar a avó a confecionar ovos moles. Coisa natural para quem pertence à família que geriu a Rossio e a Peixinho, confeitarias bem conhecidas dos aveirenses. “Era bem pequeno e já andava a ajudar a ‘desclarar’ os ovos”, recorda. Já crescido, acabou por tirar um curso de pastelaria, complementando os conhecimentos que já vinha adquirindo nas confeitarias da família.

Nunca mais largou a atividade que, mais do que um trabalho, encara como uma paixão. Tanto assim é que acaba de abrir, na cidade de Aveiro, uma nova confeitaria. Chama-se Amor à Tradição e, tal como o nome indica, pretende respeitar o saber fazer antigo e os sabores genuínos.

“Aqui não entram os produtos instantâneos. É tudo feito com base nas receitas, pesando o açúcar, a farinha, a margarina, etc.”, assegura Rui Ferreira, que fez questão de abrir as portas da sua cozinha à Aveiro Mag.

A sua mulher, Sandra Ferreira, está de volta dos ovos moles, ao lado da bancada onde uma das funcionárias vai preparando um bolo encanastrado. “São um dos produtos fortes da casa”, repara Rui Ferreira, a propósito do bolo entrançado e com recheio de ovos moles.

Da lista de “especialidades” da casa fazem ainda parte as broinhas de ovos moles, as castanhas de ovos, as raivas, os pastéis de nata, os cubos de chocolate, os almendrados, os bombons de ovos e outras delícias mais.

Tudo com “um sabor tradicional” - claro está -, para regozijo dos aveirenses. “A recetividade tem sido muito boa e só temos de agradecer aos aveirenses a procura pelos nossos produtos”, nota o pasteleiro.

Esta nova aventura de Rui Ferreira, atualmente com 54 anos, começou a ganhar forma após a venda da confeitaria Peixinho. O amor pela arte acabou por falar mais alto, levando-o a avançar com um projeto próprio, no número 24 da Rua Dr. Nascimento Leitão (junto ao Hotel Imperial).

Em cada produto aplica uma boa dose de dedicação e de “saber fazer”. “Aprendi muitas receitas com grandes mestres que passaram pelas confeitarias da minha família”, enaltece.

Automobilia Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.