
Concertos de Páscoa e a (re)visita ao Museu Arte Nova
O fim de semana que se aproxima é de festa e com o feriado de sexta-feira tem também esse cheiro a miniférias – isto para já nem falar no caso de Ílhavo que celebra o seu feriado municipal na segunda-feira (contas feitas: são quatro dias). Em tempo de Páscoa, torna-se obrigatório começar precisamente pelos eventos alusivos à quadra festiva.
Em Aveiro, o programa da Semana Santa reserva, para sexta-feira (21h30), a Procissão do Enterro do Senhor (da Vera Cruz para a Sé). No sábado há visita guiada ao património religioso de Aveiro, cujo percurso tem início na Sé de Aveiro (11h00) e Encontro de Coros na Igreja de Jesus (17h30).
Por Estarreja, há Concerto de Páscoa, esta sexta-feira. Em palco vão estar mais de 40 músicos das bandas filarmónicas concelhias, três maestros e duas cantoras líricas. São elas Carla Maffioletti, uma das sopranos de André Rieu, e Jutta Maria Böhnert, que já atuou nas principais salas europeias e teatros de ópera. Espetáculo marcado para as 21h30, no Cine-Teatro de Estarreja.
A Páscoa é também o mote do programa de atividades para a família do Dolce Vita Ovar. Na sexta-feira, dia 19, entre as 15h00 e as 19h00, acontece o atelier de doçaria criativa, onde as crianças podem decorar as suas próprias bolachas, com tintas comestíveis e saudáveis, dando largas à sua imaginação.
E como a Páscoa não é a Páscoa sem uma divertida caça aos ovos, no sábado, dia 20, entre as 15h00 e as 19h00, a procura destes “tesouros” da Páscoa acontece em dois espaços distintos do shopping.
Noutros palcos, e com registos completamente diferentes, há a destacar o concerto de Pedro Abrunhosa no Cineteatro Alba, no sábado, às 21h30. Os bilhetes estão à venda com preços a partir dos 15 euros. O músico de cantor traz até Albergaria-a-Velha o seu mais recente disco. “Espiritual” revela um Pedro Abrunhosa que faz frente à fugacidade virtual, que tantos aprisiona, que se comove e demora a pensar as dinâmicas sociais do mundo.
No Auditório do Avenida Café-Concerto, em Aveiro, no sábado, sobe ao palco um dos coletivos mais consagrados e respeitados do hip hop nacional. Os Dealema trazem os temas que foram colecionando ao longo dos vinte anos de existência, agora para serem acompanhados por teclados, bateria e baixo. Nos dias seguintes, há também o rock na apresentação do segundo álbum dos franceses Albinos Congo e o Encontro Informal de Ilustradores com a presença dos diretores criativos da galeria Senhora Presidenta.
Aproveite também este fim de semana prolongado para visitar o renovado Museu Arte Nova, em Aveiro. Esteve a ser alvo de obras de restauro, que melhoraram o acolhimento aos visitantes e requalificaram o seu espaço museológico. Com esse atrativo extra: até dia 5 de maio, o Museu Arte Nova recebe a exposição “A moda na Illustração Portugueza no período Arte Nova”, ao mesmo tempo que se inicia a distribuição de um novo Mapa/Roteiro Arte Nova relacionados com a corrente artística.