Maria Beraldo encerra tournée no Mercado Negro, em Aveiro

 

 

Este sábado à noite, a cidade dos canais recebe a data final da tournée de Maria Beraldo, mais recente fenómeno da MBP (Música Popular Brasileira), em Portugal. Depois de ter atuado no Festival Tremor (Ponta Delgada), Musicbox (Lisboa), Maus Hábitos (Porto) e Teatro Gil Vicente (Barcelos), sobe, agora, ao palco do Mercado Negro.

 

“Conhecida como clarinetista de ‘monstros’ da música brasileira – como Arrigo Barnabé ou Elza Soares – Maria Beraldo estreou-se a solo com ‘Cavala’, no final de 2018, com um disco que tem dado cartas em 2019. Entre canções curtas mas atrevidas, o álbum da compositora renova os pergaminhos da música popular com rasgos de pop e experimentalismo ‘sexy’, abusando do léxico emancipador que define a sua obra enquanto mulher homossexual”, destaca a associação cultural Mercado Negro, em comunicado.

 

Este concerto de Maria Beraldo em Aveiro resulta de uma co-produção com o Porto Femme – Festival Internacional de Cinema e será antecedido pela apresentação de duas curtas-metragens com espaço para debate e reflexão em torno da causa LGBT: “Calamity” (Maxime Feyers, 2017) e “Celebrate Eileen” (Judith Westermann, 2018).

 

“Em ‘Calamity’ – obra que esteve presente no festival Queer Lisboa – France recebe a namorada trans do filho, num jantar que não teve o enredo esperado. Também em ‘Celebrate Eileen’ o foco prende-se na discriminação vã a que os transexuais estão sujeitos, mesmo nos círculos mais próximos. Aqui, Judith Westermann conta-nos a história de Eileen, rapariga que nasceu num corpo masculino e que prepara uma festa de despedida para assumir a sua real sexualidade no dia seguinte”, destaca a associação Mercado Negro.

 

As sessões de cinema começam pelas 22h00 (entrada livre), antecedendo o concerto de Maria Beraldo, cujo valor de entrada varia entre os 5 euros (com reserva) e os 6 euros (na bilheteira). Mais informações na página do evento.

 

Partilhar
avatar
  Notificações  
Notificação de