
Sabe quais são os melhores restaurantes vegetarianos ou veganos da região?
Há cada vez mais pessoas a optar por uma alimentação vegetariana ou vegan, numa tendência à qual Portugal não é alheio. Segundo a revista The Economist, no Reino Unido, o número de pessoas que optam por este estilo de vida terá aumentado em 700% nos últimos dois anos. Em Portugal, em 2017, o número de pessoas vegan em Portugal rondava as 60 mil, mas estima-se que este número esteja em amplo crescimento.
Testemunho desta alteração no estilo de alimentação é a aposta na abertura de restaurantes que correspondam às expectativas de quem opta por excluir carne e peixe (vegetarianos) ou todos os produtos de origem animal (veganos) da sua dieta. A região de Aveiro não tem escapado a esse aumento da oferta de cardápios vegetarianos e veganos e, um pouco por toda a parte, não faltam propostas.
A Aveiro Mag desafiou a blogger aveirense Luísa Moura Ferreira, autora do Sardinha Fora da Lata, a selecionar uma lista de restaurantes que possam corresponder às expectativas de quem segue este estilo de vida. Especialista em “alimentação consciente e sustentável”, Luísa Moura Ferreira deixa algumas sugestões de restaurantes a visitar:
Green City – Quiches & Saladas, Co.
Rua de Castro Matoso 28 A,
3810-079 Aveiro
Av. Santa Joana 24,
3810-164 Aveiro
Rua do Ten. Rezende 37 B,
3800-269 Aveiro
Avenida Dr. Lourenço Peixinho
Centro Comercial Oita, Loja 406
3800-167 Aveiro
Rua Dr Manuel Alegre N.º 59,
3850-139 Águeda
Rua Cap. Sousa Pizarro 15,
3810-164 Aveiro
A especialista em alimentação vegetariana e vegana, destaca ainda alguns restaurantes que não não sendo vegetarianos ou vegan, apresentam estas opções na sua carta: Restaurante O Rocha (Mealhada), Pedra de Sal (Luso) e Adega Monhé (Santa Maria da Feira).
A estas propostas pode, também, juntar as receitas da Sardinha Fora da Lata para fazer em casa. A blogger aveirense gosta de partilhar todas as suas experiências na cozinha, apresentando opções que vão desde as entradas às sobremesas (como estas que aparecem nas fotos em baixo e na capa). Sempre com essa garantia: as estrelas dos pratos são os alimentos que se colhem “diretamente da natureza, económicos, produzidos localmente dentro da sua época e de fácil acesso”.