Última chamada: sábado é dia de cuidar da nossa praia

 

 

Já todos nos indignámos quanto baste perante a quantidade de lixo que aparece nas nossas praias. Este sábado, somos desafiados a passar das palavras aos atos e a dar uma ajuda ao areal da praia da Barra, em Ílhavo. A ação “Cuidar da Nossa Praia 2019” é aberta a todos, em especial aos que gostam de manter a praia “bela e cuidada”.

 

Promovida pelo movimento “Não Lixes” e o grupo “Amigos do Oceano”, a iniciativa acontece entre as 10h00 e as 12h30, tendo como ponto de partida a Praceta do Molhe Sul (Paredão).

 

“Pequenos gestos fazem a diferença”, realçam os organizadores, deixando essa nota especial: “Crianças são muito bem-vindas (elas aprendem com o exemplo!)”.

 

A organização promete fornecer luvas e sacos reutilizáveis. “Quem puder pode trazer sacos de hipermercado e luvas grossas (e um cantil com água!). Depois da atividade ambos podem ser lavados e reutilizados”, evidenciam.

 

A cada ano que passa, aproximadamente 10 milhões de toneladas de lixo acabam nos mares e oceanos do Planeta, com predomínio para o plástico. Um estudo divulgado em 2018 pela World Wide Fund for Nature, organização ambientalista internacional, revelava que “95 por cento dos resíduos que flutuam no Mediterrâneo são compostos por plásticos”. No caso de Portugal, o estudo referia que “os microplásticos predominam nas areias das praias, representando 72 por cento do lixo” encontrado nas nossas zonas balneares.

 

Um pouco por todo o país, dezenas de voluntários têm levado a cabo ações de limpeza nos areais portugueses. A costa da região de Aveiro não tem sido exceção e, este sábado, o apelo é lançado a todos, numa ação que conta com o apoio da junta de freguesia da Gafanha da Nazaré e da SUMA. Com essa garantia adicional: o tempo vai estar de feição.

 

Partilhar
avatar
  Notificações  
Notificação de
trackback
Ação de limpeza da praia da Barra cancelada (mas por bons motivos) - AveiroMag

[…] marcada para este sábado a ação “Cuidar da Nossa Praia 2019”, com vista a limpar o areal da praia da Barra, em Ílhavo. Contudo, a organização acabou por […]