Aveiro dá início às comemorações do Feriado Municipal. Vêm aí dez dias de festa

 

 

A imagem da padroeira da cidade decora já algumas ruas do centro, anunciando a grande celebração a ela consagrada. Aveiro está prestes a viver a sua festa maior, a celebração do Feriado Municipal, sendo que, este ano, a celebração se estenderá por dez dias, de 3 a 12 de maio.

 

O grande destaque vai, como é hábito, para a sessão Solene e a tradicional procissão em honra de Santa Joana Princesa, padroeira da cidade e da diocese, no dia 12 de maio. Mas até lá haverá muito para viver e festejar.

 

O programa arranca esta sexta-feira, dia 3, com a abertura da Igreja de Jesus ao culto, das 10h00 às 18h30, todos os dias, até ao dia 12 de maio, “algo inédito para este tipo de património histórico e religioso, que normalmente abre ao público apenas durante um único dia”, recorda a autarquia.

 

Como já vem sendo hábito, no dia 9 de maio, quinta-feira, a câmara municipal realiza a sua reunião pública descentralizada, desta vez, em Aradas, na sede da junta de freguesia.

 

Sábado, dia 11 de maio, véspera do Feriado, pelas 12h00 será inaugurada a placa de atribuição da antiga estrada de Santiago – junto ao Seminário – a D. António Baltazar Marcelino, antigo bispo de Aveiro, já falecido. Também nesse dia, acontece o concerto de Pedro Abrunhosa & Comité Caviar (22h00), no Cais da Fonte Nova. Antes pelas 17h30, o Rossio recebe o Concerto pela Associação Musical e Cultural São Bernardo e o “Cor des Alpes” Suisse, que trará pela primeira vez a Aveiro a trompa alpina, um instrumento muito característico e tradicional dos Alpes.

 

No dia 12 de maio, além da sessão solene e da procissão, os museus de Aveiro (Museu de Aveiro/Santa Joana, Museu da Cidade e Museu Arte Nova/Ecomuseu da Marinha da Troncalhada) comemoram o seu tradicional Dia Aberto, com entrada livre para toda a população.

 

 

Partilhar
avatar
  Notificações  
Notificação de
ramiro antunes
Visitante
ramiro antunes

Desculpem qualquer coisinha… mas é “Feriado Municipal” na comemoração do “Dia do Município”. Celebra-se o dia do Município e por isso é feriado nesta área administrativa.

Maria José Santana
Admin
Maria José Santana

Está desculpado. 🙂 É bom ter leitores atentos. Obrigado