Documentário “Deriva Litoral” exibido em Ovar

 

 

Até ao dia 8 de maio, quarta-feira, estará em exibição no Dolce Vita Ovar o documentário “Deriva Litoral – o impacto da erosão costeira em Portugal”, de Sofia Barata – sessões às 16h00.

 

Este documentário, coproduzido pela Fábrica e pela Universidade de Aveiro, alerta para o desaparecimento de praias no litoral português, provocado pelo défice sedimentar que se tem verificado nas últimas décadas, e é baseado em entrevistas a sete investigadores da Universidade de Aveiro.

 

No inverno de 2013-2014, a costa portuguesa foi fustigada por fortes tempestades e agitação marítima prolongadas. As zonas costeiras foram notícia pelas piores razões e, nos últimos anos, tem-se verificado em Portugal um avanço progressivo do mar, pondo em causa a segurança de pessoas e bens.

 

Rodado ao longo de quase toda a costa marítima portuguesa, “Deriva Litoral” também passou pela praia do Furadouro em Ovar, e ali recolheu imagens impressionantes de uma costa onde a erosão é particularmente preocupante. As imagens foram sendo captadas à medida que os Invernos decorriam, entre 2013 e 2016.

 

 

 

Partilhar
avatar
  Notificações  
Notificação de