A mais antiga locomotiva a vapor em Portugal viaja até Aveiro. E não vem sozinha

 

 

 

Se prestar a devida atenção, já deverá começar a ouvir o som das buzinas. Carros, motos, autocarros, elétricos e (imagine-se só) uma locomotiva a vapor. São centenas e centenas de veículos clássicos, que se preparam para estacionar no Parque de Feiras de Aveiro para mais uma edição da Automobilia.

 

Aquele que é o evento de referência na promoção e preservação histórica dos meios de transporte, nas suas diferentes vertentes (rodoviários, ferroviários aéreos e marítimos), acontece nos dias 17, 18 e 19 de maio e prepara-se para receber milhares de visitantes.

 

Promovida pelo Clube Aveirense de Automóveis Antigos (CAAA), a Automobilia conta com a sua tradicional aposta nas exposições temáticas, ao que se juntam cerca de 340 expositores de diferentes nacionalidades que colocam ao dispor dos visitantes e entusiastas uma grande diversidade de peças, materiais e veículos antigos à venda.

 

 

 

 

No que toca às exposições temáticas – que procuram divulgar e promover a preservação dos transportes antigos – o grande destaque vai para a “Locomotiva a vapor ‘Andorinha’ de 1870”. A mais antiga locomotiva a vapor em Portugal, que inaugurou a ponte D. Maria, no Porto, em 1877, viaja até Aveiro, proporcionando um verdadeiro represso ao passado.

 

“Transportes públicos em carro elétrico” é outra das exposições temáticas que irá integrar o certame, reunindo belos exemplares dos famosos elétricos que percorreram as ruas de Lisboa, Porto e Coimbra. Destaque, ainda, para a mostra “Autocarros de outros tempos”, com exemplares dos anos 30 aos 60 carroçados em Portugal, bem como para a “Carros míticos do Rali TAP/Portugal”, com a exibição de automóveis de competição desde os anos 60 aos Grupo B que marcaram o desporto automóvel.

 

O programa também é feito de atividades paralelas, algumas delas sobre rodas. Será o caso da segunda edição do “Passeio Automobilia de Bicicletas Antigas”, com exemplares fabricados até 1970 conduzidos por pessoas trajadas à época. E os famosos “Passeios Gratuitos em Autocarro Antigo”, com três autocarros antigos a mostrar aos visitantes os principais pontos de interesse turístico de Aveiro.

 

 

Partilhar
avatar
  Notificações  
Notificação de