Aveiro e Ílhavo com propostas irrecusáveis em torno da cerâmica

 

 

 

Na região, durante o próximo fim de semana, também se vai dizer “Bom Dia Cerâmica”. A iniciativa nascida em Itália, e que tem vindo a estender-se a vários países europeus, passa pelos municípios de Aveiro e Ílhavo, com propostas irrecusáveis.

 

Do “Bom Dia Cerâmica” em Aveiro, destaca-se um conceito diferente, a “Ceramic Street Fest! – Cerâmica na Rua”, uma verdadeira festa contemporânea e artesanal, que inclui momentos de investigação científica (com o apoio da Universidade de Aveiro) e animações com performances artísticas e musicais, no Largo do Mercado Manuel Firmino, no dia 18 de maio, das 10h00 às 20h00.

 

Também no dia 18, às 10h30, terá lugar a visita guiada “Descoberta do Património Cerâmico em Aveiro” no Museu da Cidade e com limite de inscrições até 30 participantes. A visita tem como objetivo a descoberta de elementos da cidade vinculados ao património cerâmico e também objetos das coleções dos Museus de Aveiro. Para domingo, dia 19, está reservado uma digressão “Pelas ruas de Aveiro… passeio científico!” com saída da Fábrica Centro Ciência Viva, pelas 10h00.

 

Este passeio matinal tem como objetivo explorar a arte dos azulejos presentes na cidade de Aveiro e será encabeçado por um investigador da Universidade de Aveiro.

 

Em Ílhavo, terra internacionalmente conhecida pela porcelana da Vista Alegre, e onde merecem destaque, também, vários artistas e artesãos – que produzem objetos de utilização quotidiana (pratos, travessas, saleiros, jarras, bacias ou outros) – a iniciativa também compreenderá várias atividades.

 

A câmara de Ílhavo, enquanto membro fundador da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas (AptCC), preparou um verdadeiro roteiro de visitas e experiências em diversos espaços: Museu Vista Alegre, Oficina da Formiga e Quinta Pedagógica Inclusiva do CASCI e Museu Marítimo de Ílhavo.

Partilhar
avatar
  Notificações  
Notificação de