Há um projeto cívico que está a mobilizar vários jovens e que precisa da sua ajuda

 

 

 

Por mais pequena que seja a sua doação, ela pode fazer toda a diferença para o sucesso da iniciativa “Fotojornalismo na Redação de Santiago”. Este que é um dos dez projetos dinamizados no âmbito do Lab Cívico de Santiago precisa de apoio financeiro (3.000 euros), estando já em curso uma campanha de crowdfunding na qual os aveirenses são chamados a participar.

 

O projecto, que envolve 10 jovens do bairro de Santiago, resulta de uma proposta apresentada pelo fotojornalista do Público Adriano Miranda. Depois de realizarem um workshop de fotografia, os jovens foram desafiados a pegar em máquinas fotográficas descartáveis e a fotografarem o bairro. No final, serão escolhidas as melhores imagens e, consequentemente, impressas em grande formato para serem expostas no espaço exterior do bairro.

 

“Vai ser uma grande exposição ao ar livre”, destaca Adriano Miranda, notando que é essa impressão das imagens em grande formato que absorve a maior fatia do orçamento do projeto. A esta despesa junta-se a aquisição das máquinas descartáveis e a revelação das fotografias. “Nem que seja com um euro, a ajuda de todos é importante”, nota o fotojornalista aveirense.

 

Por esta altura, os jovens participantes andam já pelas rua do bairro, a vestir a pele de “fotojornalista”. Antes disso, tiveram a oportunidade de assistir a um workshop de fotografia que lhes permitiu tocar numa máquina fotográfica analógica. “Eles já nasceram todos na época das fotografias digitais e nunca tinham visto uma máquina em que era preciso puxar o filme”, conta Adriano Miranda, reparando que lhes está a suscitar curiosidade terem de esperar pela revelação para ver o resultado final. “Nós próprios, dinamizadores do projeto, estamos muito ansiosos para ver que imagens eles andam a captar”, acrescenta.

 

Para saber mais sobre o projeto e acompanhar o seu desenvolvimento diário pode aceder à página de Facebook “Fotojornalismo na Redação de Santiago”. A inauguração da exposição irá acontecer no dia 10 de junho.

 

 

 

Créditos das fotos: Adriano Miranda (capa) e Carolina Cardoso (interior)

Partilhar
avatar
  Notificações  
Notificação de
trackback
Fotojornalismo de Santiago vai agora ser mostrado na antiga Capitania - AveiroMag

[…] trabalho desenvolvido no âmbito do projeto Fotojornalismo na Redação de Santiago vai, agora, ser apresentado ao público em ambiente de galeria. A antiga Capitania de Aveiro […]