Visitas gratuitas a museus, concertos e outras propostas mais

 

 

Em vésperas de fim de semana comemorativo do Dia Internacional dos Museus, começamos, precisamente, por aí. Aproveite as “borlas” para partir à descoberta das unidades museológicas da região, sendo que algumas delas terão à sua espera várias atividades especiais.

 

Os Museus de Aveiro estão abertos, este sábado, com entrada livre das 10h00 às 12h30, e a partir das 13h30, de modo não usual, prosseguirá pelo período noturno até às 24h00.

No Museu de Aveiro/Santa Joana (15h30) terá lugar “O Futuro das Tradições de Aveiro”, com leituras encenadas e recitadas no Coro Alto e no Coro Baixo.

A Igreja das Carmelitas estará também aberta à visitação, das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00.

 

 

Em Oliveira do Bairro, o Museu de Etnomúsica da Bairrada, no Troviscal, e a Radiolândia – Museu do Rádio, em Bustos, promoverão workshops e ateliês, uma exposição temporária e uma instalação interativa, para além do horário alargado de funcionamento dos museus.

No sábado, às 10h30, no Museu de Etnomúsica da Bairrada, acontece o workshop “O Piano por Dentro”, destinado a crianças com idades entre os 6 e os 12 anos e suas famílias. A programação continua à tarde, a partir das 16h00, na Radiolândia – Museu do Rádio, com o workshop de música improvisada “RadioJAM – Jam de Rádios”, em que os instrumentos são rádios, para jovens dos 12 aos 18 anos. No domingo, às 16h00, a Radiolândia apresenta a instalação “RadioJAM”.

 

Por Ílhavo, o Museu Marítimo também preparou uma programação especial, com entradas gratuitas. Destaque para a apresentação da visita/performance “Mulheres em terra, homens no mar”, na sexta-feira (21h30) e no sábado (18h30).

 

Dos museus para os palcos, começamos com a proposta do Teatro Aveirense, que recebe, esta sexta-feira, pelas 21h30, o concerto de Eliane Elias. Com mais de 2,2 milhões de álbuns vendidos ao longo da sua carreira, Eliane Elias venceu o Grammy Latino com Man of La Mancha, editado pela Concord Jazz, atingindo diretamente o primeiro lugar na Billboard Jazz Chart e no iTunes em vários países.

 

No dia seguinte, sábado, o “Road to Super Bock Super Bock” passa no GrETUA com um grande concerto dos Galgo, a jovem promessa do “math rock” português que tem dado que falar com o seu novo álbum “Quebra-Nuvens”. A entrada custa 4 euros e dá direito a uma cerveja.

 

 

A celebrarem o décimo aniversário, os Funk You Brass Band regressam à cidade que os viu nascer para a música. Um funk cheio de groovee ritmo promete ser o rei desta sexta-feira, às 22h00, no Avenida Café-Concerto. Até lá, há a electrónica experimental dos Lunnar Lhamas a desejar as boas noites na quinta, também às 22h00. No domingo, há matiné de cinema a partir das 18h00. Bruce Lee é a estrela maior num irrepreensível filme de artes marciais. “Fist of Fury” é um revivalismo dos filmes que outrora passaram nesta sala histórica da cidade de Aveiro e tem entrada gratuita.

 

 

O COMUR-Museu Municipal da Murtosarecebe esta sexta-feira, pelas 21h30, um concerto de fado de Coimbra, trazido por António Ataíde, um dos mais carismáticos intérpretes da música coimbrã, acompanhado à guitarra portuguesa por Bruno Costa e à viola de fado por Nuno Botelho. O vigésimo sexto concerto do ciclo “Música no Museu” será assim uma verdadeira celebração da música que é a alma de Coimbra. A entrada é livre.

 

Por falar em fado, importa não esquecer a proposta que nos chega de Albergaria-a-Velha, em especial o concerto de encerramento do Ciclo do Fado de 2019. Gisela João junta-se à Orquestra Filarmonia das Beiras no palco do Cineteatro Alba, este sábado, pelas 21h30.

 

A pianista Joana Gama traz a Sever do Vouga, na sexta-feira, pelas 21h30, o recital comentado “I Love Satie”, em que intercala a obra multifacetada de Erik Satie com a de compositores que o seguiram na exploração do som sem constrangimentos estéticos ou formais. O valor da entrada é de 5 euros.

Partilhar
avatar
  Notificações  
Notificação de