AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Melhor Tese de Doutoramento Ibérico para ex-aluno da UA

Sociedade

Dedicando-se a soluções tecnológicas para melhorar, tornar mais eficiente e mais baratos os sistemas de telecomunicações 5G, Roberto Magueta foi distinguido com o prémio “Melhor Tese de Doutoramento Ibérico em Sistemas e Tecnologias de Informação”, atribuído anualmente pela Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação (AISTI). A tese foi defendida na Universidade de Aveiro (UA) em abril de 2020.

Na edição do prémio em 2020 foram recebidas 37 candidaturas, sendo 11 de Portugal e 26 de Espanha, tendo sido selecionadas cinco para a fase final. A tese “Hybrid precoding and equalizer techniques for mmWave and massive MIMO based wireless systems”, apresentada por Roberto Magueta, no Programa Doutoral em Engenharia Eletrotécnica da UA, foi a vencedora.

No âmbito das telecomunicações, a melhoria da qualidade do sinal é, em princípio, proporcional ao número de antenas, sendo usado uma cadeia de radiofrequência por cada antena nos sistemas convencionais. Por isso, nas comunicações 5G, o aumento do número de antenas levaria a um custo impraticável do sistema. Roberto Magueta explorou outra arquitetura de

sistema, diminuindo o número de cadeias de radiofrequência e propondo equalizadores (mitigam o efeito do canal de propagação) de acordo com esse pressuposto, ou seja, equalizadores híbridos (analógicos e digitais), mas com performance próxima do digital puro e a baixo custo. O trabalho focou-se na banda de ondas milimétricas.

A tese foi realizada sob orientação científica de Adão Silva, professor do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI) da UA; de Rui Dinis, professor na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa; e de Daniel Castanheira, investigador do Instituto de Telecomunicações da UA (IT-Aveiro).

Automobilia Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.