
Encontro nacional de costureiras solidárias acontece na Murtosa
O primeiro encontro nacional do projeto “Dress a Girl Portugal” vai acontecer na região, mais concretamente no município da Murtosa. Está marcado para este sábado e irá contar com mais de 300 voluntárias de núcleos locais, vindas dos quatro cantos do país, naquela que promete ser a maior concentração de costura solidária realizada em Portugal.
Este projeto chegou a território nacional em 2016, vindo dos Estados Unidos da América (EUA). Foi lá que nasceu, em 2009, a organização não governamental “Dress a Girl Around The World” cujo objectivo é fazer vestidos para doar a meninas em países carenciados, levando-lhes um pouco mais de dignidade, proteção e esperança.
Só da parte da “Dress a Girl Portugal”, até ao momento foram já feitos mais de 25 mil vestidos e 10 mil calções, entregues em 22 países de quatro continentes. Tudo com base no trabalho voluntário e na boa vontade de inúmeras voluntárias.
Fundadora entre as convidadas
O encontro nacional do próximo sábado é organizado pela Dress a Girl Portugal, em conjunto com o núcleo murtoseiro do projeto, em parceria com o município da Murtosa, e decorrerá numa tenda gigante, montada no Cais do Bico (na foto), “um dos mais emblemáticos locais do concelho, no cenário idílico do coração da Ria de Aveiro”, destaca a autarquia.
O evento contará com a presença das coordenadoras nacionais do projeto, das representantes dos vários grupos do país e ainda de Rachel Cinnader, fundadora do projeto nos EUA.