Vizinhos são chamados a conviver, esta sexta-feira, no Bairro de Santiago

 

 

 

Foi mais uma ideia nascida no âmbito do Lab Cívico de Santiago e quer, acima de tudo, proporcionar um dia de festa, convívio e amizade aos habitantes do bairro de Santiago, em Aveiro. Acontece já esta sexta-feira, a partir das 18h00, e a música e a animação estão garantidas.

 

“Vamos ter caldo verde e uma bifana no pão para oferecer aos vizinhos que vierem para a rua, participar na festa. E convidamos cada um deles a trazer qualquer coisa para partilhar”, destaca Carolina Santos, mediadora do Dia do Vizinho, que foi um dos dez projetos selecionados pelo laboratório cívico.

 

E atendendo a que todo este movimento de participação cívica tem vindo a ser implementado sem apoios financeiros, também para o Dia do Vizinho as ajudas foram (e são) bem-vindas. “Tivemos talhos que ofereceram bifanas, padarias que irão dar o pão, o caldo verde é assegurado pelas Florinhas do Vouga e a Escola Profissional de Aveiro, através do Parque dos Talentos, asseguram a animação”, realça a mediadora.

 

“Faltam as taças e as colheres para o caldo verde. Se alguém as quiser oferecer, ficaremos muito gratos”, acrescenta Carolina Santos.

 

Importa lembrar que o Lab Cívico Santiago é um projeto pioneiro – inspirado no exemplo do Experimenta Distrito promovido pelo MediaLab-Prado em vários bairros de Madrid – que envolve as comunidades locais na construção de soluções para alguns problemas do seu quotidiano.

 

A iniciativa está a ser dinamizada por um grupo de aveirenses – que já contam com experiência em outros projetos de inovação cívica desenvolvidos na cidade – em articulação com as Florinhas do Vouga, instituição de solidariedade social.

 

 

* Créditos da foto de capa: Adriano Miranda

Partilhar
avatar
  Notificações  
Notificação de