Museu de Oliveira do Bairro distinguido com Prémio “Inovação e Criatividade”

 

 

A Rede de Museus de Oliveira do Bairro acaba de ser distinguida com o Prémio “Inovação e Criatividade”, da Associação Portuguesa de Museologia, pelo projeto Pianoscópio. Em causa uma instalação/escultura sonora interativa, que transforma o piano num instrumento coletivo, e que pode ser visitada e explorada por qualquer pessoa no Museu de Etnomúsica da Bairrada, localizado na vila do Troviscal e que integra a rede de museus daquele município.

 

O Pianoscópio é uma obra da Companhia de Música Teatral, pensada para escolas a partir do primeiro ciclo, famílias ou grupos mistos de pessoas, a partir dos seis anos. A instalação assume-se também como um “workshop com duração de 45 a 60 minutos, centrado não só na exploração dos recursos sonoros, mas, sobretudo, na construção de peças de música que, tendo uma base pré-definida, se desenvolvem através do improviso”.

 

O Pianoscópio é ainda “um instrumento de formação para educadores, artistas, músicos ou professores de música. Abordam-se aspetos teóricos do processo criativo que deu origem ao projeto e propõe-se um conjunto de atividades pensadas para o estímulo da criatividade e desenvolvimento de ideias próprias”.

 

Recorde-se que na edição do ano passado dos prémios da Associação Portuguesa de Museologia, a Radiolândia – Museu do Rádio, sedeado em Bustos, que integra também a Rede de Museus de Oliveira do Bairro, foi um dos cinco nomeados para o prémio “Museu do Ano 2018”, de entre mais de 250 candidaturas de museus de todo ao país, tendo recebido ainda uma Menção Honrosa na categoria “Colecionador”, premiando, em particular, a extraordinária coleção privada de Manuel Silva, que reúne alguns dos rádios mais raros e importantes do século XX.

 

Os prémios da Associação Portuguesa de Museologia são destinados a todos os profissionais e instituições que trabalhem na área da Museologia e Património Portugueses, nomeadamente: museus, autarquias, instituições do ensino superior, centros de investigação, fundações e associações com esses fins, entre outros.

Partilhar
avatar
  Notificações  
Notificação de