Experiência do Lab Cívico de Santiago “excedeu as expetativas”

 

 

 

No bairro de Santiago, em Aveiro, a celebração do Dia de Portugal teve, este ano, um sabor muito especial. Em clima de festa, foram apresentados os dez projetos desenvolvidos, nas últimas semanas, no âmbito da iniciativa Lab Cívico Santiago. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, fez questão de se associar ao momento, endereçando uma mensagem escrita a felicitar a iniciativa e o grupo de cidadãos que se mobilizou para “construir comunidade”.

 

Para os promotores deste laboratório cívico, a experiência desenvolvida ao longo dos últimos três meses no bairro de Santiago, a primeira iniciativa do género em Portugal, “excedeu largamente as expectativas”. “Um laboratório é, por definição, um lugar onde se ensaiam hipóteses de solução para problemas importantes. Neste laboratório, os cientistas foram os cidadãos. Foram eles os responsáveis por identificar os problemas, sugerir caminhos de resposta e propor a sua concretização, de forma colaborativa e em regime experimental”, destacou José Carlos Mota, notando: “No caso de Santiago, tudo isto foi feito em regime voluntário e sem apoios financeiros públicos”.

 

“Não sendo ainda possível perceber totalmente a dimensão dos resultados alcançados, há alguns factos que podemos registar: a enorme disponibilidade dos cidadãos para participarem (mais de cinquenta ao longo de três meses) e a diversidade de temas que os preocupa (dos sociais aos artísticos, dos culturais aos tecnológicos, dos gastronómicos aos ambientais); a capacidade de superação dos problemas e de mobilização de meios (do crowdfunding aos apoios das organizações e empresas de proximidade); a vontade das organizações de bairro para se abrirem e colaborarem entre si; a importância que os participantes atribuem à necessidade de se fortalecerem os laços que os unem, no fundo para construir comunidade”, destaca, ainda, aquele promotor.

 

Segundo adiantou, ainda, José Carlos Mota, a comissão organizadora vai reunir em breve para estudar as próximas etapas deste projeto. Até lá, ficam as memórias da festa ocorrida esta segunda-feira no bairro, que envolveu residentes e não residentes.

 

 

 

 

Partilhar
avatar
  Notificações  
Notificação de
trackback
Fotojornalismo de Santiago vai agora ser mostrado na antiga Capitania - AveiroMag

[…] Miranda faz, ainda, questão de destacar a relevância do trabalho desenvolvido no âmbito do Lab Cívico de Santiago, iniciativa que o fotojornalista do PÚBLICO abraçou desde a primeira hora. “Foi um projecto de […]