AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

São “Aveiro Lovers” da Mealhada até Castelo de Paiva. E com todo o gosto

Sociedade

Já são quase 60 mil, entre fãs de facebook e seguidores de instagram, e são eles os criadores da segunda hashtag sobre Aveiro mais usada no mundo digital (#aveirolovers). Será difícil ainda não ter ouvido falar deles, mesmo que nem faça parte desse grupo de pessoas que passam horas grudadas às redes sociais. Chamam-se “Aveiro Lovers” e, na prática, são uma comunidade digital constituída por pessoas que amam Aveiro. Não só a cidade, mas todo o distrito. “Somos AveiroLovers da Mealhada a Castelo de Paiva”, afirmam, com orgulho.

A aventura teve início em Maio de 2012, inicialmente apenas no Facebook e, curiosamente, de forma solitária. João Adão Bem, amante da fotografia que sempre encontrou na região “motivos únicos para sair de casa com a máquina em punho”, decidiu criar uma página de Facebook para publicar as fotos que ia tirando. Tudo para para não saturar os seus amigos com as suas fotos.

“Durante o primeiro ano apenas foram publicadas as minhas fotos. Entretanto, a página cresceu e atraiu a atenção de alguns aveirenses que pediam para partilhar as suas criações”, recorda. João Adão Bem não tardou a concluir que “fazia todo o sentido abrir a página à sociedade”. E por vários motivos: “primeiro, tornava-se uma verdadeira comunidade digital”;“segundo, eu já não tinha tempo para tirar fotos e criar conteúdos”;“terceiro, os fãs tinham conteúdos muito bons e surpreendentes que era uma pena não chegarem a mais gente”.

Estavam, assim, lançadas as bases para a criação de um grupo que não tardou a crescer. A partir desse momento, João Adão Bem passou, então, a dedicar-se à “curadoria de conteúdos e de manutenção do sentido comunitário”. E passados pouco mais de seis anos, a comunidade “Aveiro Lovers” já conta com cerca de 46.000 fãs no Facebook, alcançando uma média de 130.000 pessoas por semana. “Criámos a página de Instagram a 14 de Junho de 2015. Neste momento, ultrapassa os 13.000 seguidores e alcança cerca de 12.000 pessoas por semana”, revela o curador do projeto.

Também têmum grupo de emprego no Facebook, que conta com mais de 3.500 membros, e uma páginade Internet, que conta com cerca de 3.000 visitas semanais.

Uma hashtag que é um sucesso

Foi esta comunidade que criou a hashtag #aveirolovers que, neste momento, é precisamente “a segunda hashtag sobre Aveiro a ser mais usada no mundo digital”, destaca João Adão Bem, que é também especialista e docente em Social Media. “Conseguimos divulgar esta hashtag até cerca de 50.000 publicações que a usam”, acrescenta.

O propósito maior da comunidade passa por divulgar “o que de Aveiro tem de melhor”, dar a conhecer ao mundo as suas paisagens mais bonitas, as suas festas e eventos, os seus roteiros. E se alguém mexer com a região e o distrito, aí estão os “Aveiro Lovers” para dizer de sua justiça. “Se sentirmos que algo não está a ser feito da melhor forma ou que não vai ao encontro dos nossos valores, expomos esses factos e tomamos uma posição clara para todos os que nos seguem”, admite o mentor do projecto.

“Houve dois momentos em que decidimos intervir na linha editorial. O primeiro foi um episódio de mau tempo extremo que ocorreu em Aveiro e durante o qual achámos que não fazia sentido continuar a partilhar imagens da beleza de Aveiro. O segundo é a questão da requalificação do Rossio. Como dito anteriormente, somos totalmente a favor da requalificação do Rossio. Achamos que esta já vem tarde e não deve ser usada com objetivos atracção de mais tráfego automóvel para a zona”, esclarece.

Palavra de que quem “todos os dias” promove “o que é bem feito por todos os concelhos do distrito” e que, por essa razão, está “perfeitamente à vontade para expor os casos, em que de forma grave, sejam tomadas decisões que vão contra os valores que defendemos para o distrito”. Perante isto, a pergunta torna-se inevitável:Alguma vez pensaram criar uma associação? “Não, de todo. Existem muitas e boas associações em todo o distrito. O nosso papel é apoiar essas associações a espalhar a sua mensagem”, garante João Adão Bem.

Automobilia Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.