AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Adjudicada a requalificação da Avenida Lourenço Peixinho

Política

A câmara de Aveiro acaba de adjudicar a requalificação da Avenida Dr. Lourenço Peixinho, pelo valor de 3.969.785,29 euros (mais IVA), à empresa Manuel Francisco de Almeida, S.A., com um prazo de execução de 16 meses. O processo segue agora para assinatura de contrato e visto do Tribunal de Contas.

O projeto de requalificação da avenida, elaborado pela empresa FASE, Estudos e Projeto S.A., com uma gestão de acompanhamento feita pela equipa técnica da câmara municipal, “desenhou um perfil que confere uma grande unidade a toda a avenida, das ‘Pontes’ até à Estação da CP, com a valorização do espaço destinado ao peão, proporcionado por passeios amplos, com larguras superiores a cinco metros em toda a sua extensão”, anuncia a autarquia.

Segundo é ainda referido pela edilidade, o espaço destinado aos veículos foi reduzido, passando as vias de circulação a deter as medidas mínimas (3,25 metros na faixa de rodagem para transportes públicos e ciclovia e 3 metros na faixa de rodagem normal) e limitação da velocidade para o máximo de 30km/hora.

O projeto da nova avenida prevê duas faixas de rodagem com duas vias em cada sentido e uma zona de estacionamento em paralelo à via, também em cada sentido, junto aos passeios.

"Nova" avenida com mais árvores

Com esta requalificação, a câmara pretente “valorizar e rentabilizar os usos e a imagem da avenida, aumentando o espaço público, no sentido de promover as relações humanas, dando mais qualidade ao espaço pedonal e ciclável, aumentando e qualificando o seu parque arbóreo, passando de 69 para 147 árvores”.

A estes “ganhos”, a autarquia soma ainda a valorização do património da avenida, “garantindo a construção e o bom funcionamento das novas redes de infraestruturas de iluminação pública, águas pluviais e resíduos sólidos urbanos, assim com dos vários modelos de mobilidade e transportes”.

PS aponta "três erros"

Os socialistas discordam do projeto aprovado e apontam "três erros" à requalificação da Avenida Lourenço Peixinho. Um "erro histórico", apontam, referindo que "não deixa de ser altamente reveladora aniquilação total da Avenida-memória".

O PS fala ainda num "erro político". "A mesma maioria que governa a câmara propôs aos aveirenses um projeto liderado pelo professor Jorge Carvalho muito mais abrangente na intensidade e extensão da compreensão da Avenida, discutido com grande profundidade diversidade que foi pura e simplesmente abandonado. Porquê?".

Por último, um "erro de gestão urbanística". "Qual é a ideia (de avenida), o que é que se deseja para a Avenida? Ao nível do comércio local, da dinamização cultural, da habitação, e consequentemente mobilidade e estacionamento nela própria e na resposta das 'artérias' adjacentes", apontam.

Automobilia Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.