Anadia inaugura pista de BMX e uma de Cross Country Olímpico

 

 

O município de Anadia e a Federação Portuguesa de Ciclismo vão proceder, no dia 4 de julho, à abertura oficial das pistas de BMX e XCO (Cross Country Olímpico), situadas em Sangalhos e Curia-Tamengos, respetivamente.

 

A pista de BMX encontra-se localizada junto ao Centro de Alto Rendimento (CAR)/Velódromo Nacional, em Sangalhos, sendo a única, na Península Ibérica, com caraterísticas olímpicas, estando apta para acolher a realização de grandes eventos internacionais, como campeonatos do mundo e da Europa, assim como estágios de diferentes seleções nacionais e internacionais.

 

A pista de XCO, por seu turno, está localizada na Curia, Tamengos, nos antigos terrenos do “Parque de Campismo”, e funciona como uma extensão do CAR/Velódromo Nacional. A natureza aberta do XCO atrai jovens praticantes, desde a idade do primeiro ciclo, pelo que a pista está dotada de condições para o desenvolvimento do ciclismo de iniciação (formação).

 

Segundo destaca a câmara de Anadia, “o BMX e o XCO são duas vertentes do ciclismo que se encontram em franco crescimento a nível internacional, sobretudo desde que obtiveram o estatuto de modalidade olímpica, daí que estas duas infraestruturas se revistam de grande interesse nacional, potenciando, de forma decisiva, o desenvolvimento e a promoção do BMX e XCO em Portugal”.

 

As duas pistas foram construídas de acordo com as normas constantes no Guia Técnico da União Ciclista Internacional (UCI), reforçando assim a candidatura do Centro de Alto Rendimento de Anadia – Sangalhos a centro satélite do Centro Mundial de Ciclismo da UCI.

Partilhar
avatar
  Notificações  
Notificação de