Ativista brasileiro vem a Aveiro falar sobre a sua experiência em defesa das bicicletas

 

 

 

Aproveitando a presença de Jorge Brand, cicloativista e deputado estadual do Paraná (Brasil) num seminário da Universidade de Aveiro, a associação Ciclaveiro decidiu convidar o ativista para uma conversa com a comunidade aveirense. O encontro está marcado para esta segunda-feira, pelas 21h30, no espaço Trilhos da Terra, em Aveiro, e tem entrada livre.

 

O ativista, mais conhecido por Goura, irá dar a sua visão sobre a bicicleta nas cidades, o envolvimento da comunidade, a aproximação ao poder político e o papel do activismo na mudança para cidades melhores.

 

A conversa aberta resulta de uma co-organização da Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta, do Núcleo de Estudos Culturais e Ócio da UA e o grupo de estudos e pesquisas em lazer, espaço e cidade da UFPR/ Paraná/Brasil.

 

Goura movimenta Curitiba há mais de 15 anos. Antes como ativista, hoje como um dos vereadores da Câmara Municipal. Foi eleito deputado estadual nas eleições de 2018.

 

Começou a colocar as suas ideias em prática com os ativistas do Coletivo Interlux com ações como Jardinagem Libertária, Música Pra Sair da Bolha e a primeira Bicicletada de Curitiba. Em 2007, pintou a primeira ciclovia da cidade – sendo multado por crime ambiental.

 

Foi co-fundador, em 2011, da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu, que teve papel fundamental na criação do Plano Cicloviário de Curitiba e nos diversos investimentos cicloviários que a cidade recebeu durante a gestão 2013-2016. A ele se deve, também, a criação do Jardim de Sofia, em 2012, um espaço comunitário às margens do Rio Belém, bem como a construção, em 2014, da Praça de Bolso do Ciclista – a primeira da cidade feita coletivamente.

 

 

 

Partilhar

Post a Comment