Tony Martins: o chef que criou a “receita” do Vagos Sensation Gourmet

 

 

Nasceu na Venezuela, mas foi em Vagos que cresceu e viveu praticamente toda a sua vida – veio para a terra natal do seu pai logo aos três anos. Começou a desenhar a sua carreira logo aos 16 anos, quando ingressou na Escola de Hotelaria, em Coimbra. Estava, assim, dado o primeiro passo para se tornar chef. Hoje, aos 33 anos, Tony Martins é chef executivo dos hotéis do grupo que detém, entre outros, o Hotel Douro Palace Resort & SPA, mas faz questão de manter a ligação à sua terra e região. Prova disso é o evento que decidiu criar em Vagos e que tem levado o nome do município bem longe: o Vagos Sensation Gourmet.

 

O encontro gastronómico, que vai este ano para a sua sexta edição, nasceu de uma primeiro experiência que Tony Martins prefere chamar de “ano zero”. “Na altura, eu tinha um restaurante em Vagos, o Mercado Velho, e decidi fazer um evento no centro da vila, mesmo em frente ao restaurante”, recorda o criador do Vagos Sensation Gourmet.

 

Mais tarde, “surgiu, então, o convite do presidente da câmara para termos um evento âncora ligado à gastronomia no município, passando-o para a praia da Vagueira”, refere. As mudanças introduzidas acabaram por “revelar-se muito positivas, uma vez que o evento passou a estar ligado à arte xávega e ao mercado”, avalia.

 

O balanço das últimas edições não deixa margem para dúvidas. O Vagos Sensation Gourmet não para de crescer e de atrair novos públicos. Sempre com esse propósito de “dar a conhecer que gastronomia é muito mais do que só o ato de comer”, destaca o chef. “Tudo o que acaba por estar, de alguma forma, relacionado com a gastronomia, desde a saúde, a educação, a cultura, etc”, reforça.

 

É este princípio base que ajuda a explicar a presença das “tradições do concelho de Vagos” em cada programa – este ano, por exemplo, o evento tem como tema as “Gentes da Terra”.

 

 

 

Vários chefs confirmados

 

A edição deste ano do Vagos Sensation Gourmet decorre de 5 a 7 de julho. O evento contempla momentos musicais, palestras sobre gastronomia e turismo e showcookings com alguns dos mais conceituados nomes da cena gastronómica nacional e internacional, detentores de estrelas Michelin.

 

Marcam presença Michelin Michel Van Der Kroft, do restaurante ‘t Nonnetje, Tiago Sabarigo, chef português à frente do Costes Downtown em Budapeste, considerado o 96.º melhor cozinheiro do mundo na lista dos The Best Chef Awards, Louis Anjos, chef dos restaurantes do Macdonald Monchique Resort & SPA, responsável pela cozinha do premiado Bon Bon e António Loureiro, chef de “A Cozinha”, o primeiro restaurante em Guimarães a receber uma estrela Michelin.

 

Confirmados estão, também, alguns nomes mais conhecidos do público como Cátia Goarmon, protagonista de um dos programas de cozinha mais vistos em Portugal, “Os segredos da Tia Cátia” do 24Kitchen. O mini-chef Pedro Jorge, um dos concorrentes que mais marcou os portugueses na primeira edição do MasterChef Júnior da TVI e Ann Kristin, que ficou em 2.º lugar na segunda edição do MasterChef.

 

E o chef Tony Martins será que também vai cozinhar? “A organização e gestão do evento acaba por me tirar um bocadinho a disponibilidade para cozinha mas há-de haver sempre um ou outro momento em que eu acabo por cozinhar”, declara o chef que adora elaborar pratos à base de peixe e de porco. “O peixe, pela ligação à praia da Vagueira, e o porco porque é um animais a que mais me habituei a ver, desde a infância”, revelou, em entrevista à Aveiro Mag.

 

 

 

 

Partilhar
avatar
  Notificações  
Notificação de