A ABIMOTA – Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Atividades Complementares dos Setores Representados vai receber, entre 22 e 24 de setembro, uma missão francesa em Portugal, organizada em parceria com o Cluster CARA – European Cluster for Mobility Solutions.
Durante três dias, cinco clusters franceses ligados à mobilidade sustentável e ao setor das bicicletas – CARA, Cygo, NextMove, ID4Mobility e Vélo Vallée – terão oportunidade de conhecer de perto o ecossistema industrial português e visitar empresas associadas da ABIMOTA: Triangle’s, Ciclofapril, Incycles, Unibike e Bikap e ainda o BIKiNNOV - Bike Value Innovation Center - Association.
Segundo Gil Nadais, secretário-geral da ABIMOTA, esta missão “é um passo decisivo para reforçar a visibilidade internacional da indústria portuguesa das duas rodas. Portugal tem hoje uma posição de destaque na Europa, mas queremos ir mais longe, criando novas parcerias estratégicas e explorando colaborações que possam gerar relações comerciais de longo prazo”.
O dirigente sublinha ainda que “esta é uma oportunidade única para mostrar a capacidade tecnológica, a inovação e a competitividade das empresas portuguesas. Estamos a criar pontes que fortalecem a indústria em ambos os países”.
O principal objetivo da missão é incentivar a criação de sinergias entre empresas portuguesas e francesas, potenciar parcerias de cooperação tecnológica e industrial e explorar novas oportunidades de internacionalização.
A iniciativa insere-se na estratégia da ABIMOTA de afirmar Portugal como um polo europeu de referência no setor das duas rodas, promovendo não só a exportação, mas também o desenvolvimento de soluções conjuntas que respondam aos desafios da mobilidade sustentável.