Samba na Ria, moliceiros e gastronomia marcam o fim de semana

 

 

 

 

 

Aqui fica o cartaz da Aveiro Mag para o ajudar a organizar a agenda dos dias de lazer que se avizinham e que já rimam com mar, sol e praia. Esperemos que com alguma brisa à mistura, uma vez que, no sábado à tarde, acontece a grande regata de moliceiros e o vento sempre dá uma ajuda ao espetáculo. Os barcos tradicionais partem da Torreira, na Murtosa, pelas 14h30 – a chegada a Aveiro está prevista para as 16h30.

 

Se estiver a pensar assistir à partida, aproveite a proposta cultural que nos chega da Murtosa: visitar a exposição “Viajante das Confrarias”, do artista plástico Abílio Guimarães, que é inaugurada precisamente no sábado, pelas 11h00, no museu COMUR, no âmbito do X Capítulo da Confraria Gastronómica “O Moliceiro”.

 

Vagos, por seu turno, lança-nos um convite repleto de tentações gastronómicas. O evento Vagos Sensation Gourmet está de volta à praia da Vagueira, de sexta a domingo, e conta com a presença de vários chefs de renome. A entrada é livre mas as provas e participações dos workshops necessitam de aquisição de kit garfo e copo (4 euros/dia ou 10 euros/três dias).

 

Em Oliveira do Bairro, está a decorrer a ExpoBairrada, que volta a apostar num programa de concertos digno de registo. Na noite de sexta-feira, o palco está guardado para um dos maiores nomes da música portuguesa de todos os tempos: Rui Veloso. Sábado, será a vez de Ana Moura e, no domingo, os Quinta do Bill, acompanhados pela União Filarmónica do Troviscal, assumem a responsabilidade de encerrar o programa em grande.

 

Por Águeda, as ruas do centro da cidade já estão repletas de cor. O AgitÁgueda arranca este sábado, com mil e uma propostas culturais e de animação. Neste fim de semana inaugural – sim, o evento estende-se até 28 de julho – os destaques vão para os concertos de Gipsy Kings – By Diego Baliardo (sábado), Luís Represas e Orquestra 12 de Abril (domingo).

 

Noutro ponto da região, em Estarreja, esta sexta-feira à noite (22h00) cumpre-se mais um concerto da 11.ª edição do Festim – Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo. O quinteto de cordas “Volosi” sobe ao palco do Cine-Teatro de Estarreja.

 

Em Anadia, arranca este fim de semana a animação de verão da Estância Termal da Curia, que irá decorrer até 7 de setembro, no Parque das Termas da Curia e no anfiteatro, junto ao Edifício Dr. Luís Navega. O programa tem início no sábado, pelas 18h00, com um Especial Folk Ancas, com a atuação do trio Espiral.

 

Na capital da região, além da festa dos moliceiros e da ria, este domingo há “Samba na Ria”, a grande festa dos ritmos brasileiros à qual Aveiro já se rendeu. Esta edição promete ser de arromba uma vez que tem um sabor a despedida. O “Samba na Ria” dá por terminada a primeira temporada, com a promessa de regressar (mas ainda sem data marcada). Todos estão convidados a entrar no ritmo, pelas 18h00, no Avenida Café-Concerto (bilhetes a 5 euros).

 

Aceite as sugestões e aproveite o fim de semana ao máximo.

Partilhar
avatar
  Notificações  
Notificação de