Companhas de arte xávega da Torreira terão novas instalações

 

 

 

A atividade da arte xávega na praia da Torreira vai passar a contar com melhores condições. A câmara municipal da Murtosa avançou com a construção de três armazéns de apoio – obra orçada em cerca de 355 mil euros – e irá colocá-los ao serviço das três companham que ali operam.

 

As infraestruturas “visam qualificar as condições do exercício da atividade, beneficiando uma comunidade com grande relevância económica, social e cultural, ajudando a perpetuar artes de pesca que fazem parte da matriz identitária das gentes da Murtosa”, destaca a autarquia, em comunicado.

 

Os pavilhões estão a ser edificados a sudoeste do estacionamento automóvel existente junto à Escola Básica Integrada da Torreira, e irão resultar numa área coberta de cerca de 180 metros quadrados.

 

Os armazéns terão, no piso térreo, “uma área de garagem para recolha de veículos e aparelhos e palamentas das embarcações, uma pequena sala de refeições com ‘kitchenette’ e dois balneários completos. O piso superior, em ‘mezzanine’ foi idealizado para trabalhos com as redes de pesca, desde a sua recolha até reparações e armazenagem”.

 

 

Créditos da foto: Rui Cruz

Partilhar
avatar
  Notificações  
Notificação de