Aveiro a postos para mais uma edição do Festival dos Canais

 

 

Não falta muito para o início do conceituado festival de verão da cidade de Aveiro, que já vai habituando todos os interessados a dias diferentes e bem-dispostos. A 4ª edição do Festival dos Canais arranca no dia 17 de julho e estende-se até ao dia 21.

 

Esperam-se cinco dias em que as ruas, praças, jardins e pontes da cidade se encham de cor e ação, protagonizando momentos de entusiamo e alegria partilhados. A programação cultural e artística é composta por diversas iniciativas que são marcadas pela sua vivacidade e criatividade, como artes e teatro de rua, concertos, performances, workshops, oficinas criativas, entre outras.

 

Aquele que foi recentemente distinguido com o EFFE Label pela Associação Europeia de Festivais, isto é, um selo de qualidade atribuído a festivais de referência, contará nesta edição com 32 companhias artísticas e cerca de 280 artistas de diversos países. Será, pois, uma proliferação de espetáculos e atividades em diversos locais da cidade que apanharão de surpresa (ou não) muita gente.

 

Num festival que se pretende contemporâneo e interativo e que vem ganhando ascensão, a organização anunciou diversos artistas que farão parte do programa, num ano que contará com 15 estreias nacionais e quatro premières absolutas. Destaque para os concertos que ocorrerão no palco principal com as presenças de Capicua – acompanhada pela Banda Amizade que representa as hostes locais – HMB, Gilberto Gil e Mariza, nomes bem conhecidos do mundo da música.

 

Espetáculos para todos os gostos

 

Entre muitas outras iniciativas que prometem dinamizar Aveiro, pode-se assistir a “Tales of the Lagoon” da companhia britânica Walk the Plank, numa atuação a decorrer nas águas da ria e que envolve a participação de instituições artísticas aveirenses. Os “Lampadophores” da companhia francesa Picto Facto vão também marcar presença nas ruas de Aveiro num espetáculo de iluminação constante, assim como ‘’O2’’ que nasceu em Macau e é tema principal da companhia portuguesa PIA, um alerta de serviço público sobre a poluição atmosférica.

 

Para quem aprecia espetáculos de humor, poderá ver “Skahe, Shake, Shake” da companhia Cia. PakiPaya. Os Worldbeaters Music – que se estreiam em Portugal – fazem-se representar com Spark!, um espetáculo que envolve percussão e iluminação LED e que conta ainda com percussionistas aveirenses. “Esencial” dos espanhóis Vaivén Circo estreiam-se em solo nacional e “Ovatatto”, um teatro de marionetas, são outros dos destaques da programação dos Canais.

 

Também poderá levar os mais pequenos ao ‘’Jardim das Brincadeiras’’ que terá um cenário inspirado na história de ‘’Atlântida’’ e que vai estar instalado no Cais da Fonte Nova. Ao mesmo tempo, deverá aproveitar para conhecer a pequena ‘’praia’’ instalada no Jardim do Museu de Aveiro/Santa Joana e usufruir de um ambiente relaxante acompanhado com música.

 

Mas não é tudo. Se quer conhecer melhor a cidade de Aveiro e gosta de pedalar, deve ir até ao Mercado Manuel Firmino e selecionar um ‘’buga’’, pois será ‘’conduzido’’ por uma guia específica que o levará a passear pelas diversas ruas e canais, numa ação protagonizada pelo Festival. Esta ação decorre às 18h30 do dia 19 e às 10h30 dos dias 20 e 21.

 

A diversão está assim prometida, cabendo a todos desfrutar da oferta cultural e artística à disposição, já que todos os concertos e iniciativas são de entrada livre e gratuita.

 

 

 

Partilhar
avatar
  Notificações  
Notificação de
trackback
O Festival dos Canais já tomou conta da cidade de Aveiro - AveiroMag

[…] Arrancou esta quarta-feira a quarta edição do Festival dos Canais, transformando, mais uma vez, a cidade de Aveiro num grande palco artístico. Até domingo, a animação está mais do que garantida, com um total de 250 espectáculos e performances.  […]