A Bairrada já não é o que era

 

João Manuel Oliveira *

 

 

Pois não. A Bairrada está diferente. Por isso, e partindo da mesma premissa da minha crónica inicial na Aveiro Mag, posso-vos afirmar que deveriam “dar uma oportunidade à Bairrada”!

 

Sem entrar em discussões estéreis e sem sentido sobre os limites geográficos da Bairrada (e de qual Bairrada nos referimos, se a enófila, a gastronómica, etc) lanço o desafio de conhecerem melhor a região. Em termos enófilos podem começar pelo evento “Aqui na Bairrada” que acontecerá no fim de semana de 14 e 15 de setembro próximo e que levará ao Pavilhão Municipal de Desportos de Anadia a quase totalidade dos produtores de vinho da Bairrada com vinho certificado e também representantes – privados e associações – da boa gastronomia que temos na região.

 

Este evento serve para um iniciado ou um enófilo já praticante perceber as diferentes nuances entre os vinhos existentes com um custo inexistente. Porque a entrada é gratuita e para provar só precisa comprar o copo de prova – que depois é seu. Pode provar 10 ou 40 vinhos por dia – a escolha é sua – e conversar com os produtores, enólogos ou entendidos e melhorar a ideia que tem dos vinhos bairradinos.

 

Sim, porque a nossa percepção e o nosso conhecimento sobre o vinho da Bairrada muda com o tempo. Se não bebe um vinho Bairrada há muitos anos porque não gostava do estilo, aconselho-o vivamente a experimentar novamente. Aliás, se essa frase se aplica a qualquer região, tem ainda mais razão de ser na Bairrada onde novas castas – e novas formas de trabalhar a grande Baga – novos enólogos e novos ensinamentos fazem com que o espectro do vinho tinto e branco da Bairrada tivesse entrado numa nova rota de excelência. Sem descurar a tradição, mantendo certas características muito próprias mas inovando.

 

Por isso, vamos a isso e comece o novo ano vínico dando uma BOA oportunidade à Bairrada – uma região fundamental para enófilos.  Um brinde – com espumante bairradino – a isso!

 

 

* João Manuel Oliveira é assessor de imprensa e conhecido enófilo e criador do podcast Magnum Wine Club 

 

 

Partilhar
avatar
  Notificações  
Notificação de