
Cristiana Teixeira: da roupa para as Barbies até à criação da Sinopsis
Natural de Valongo do Vouga, Águeda, sempre sonhou ser estilista. Começou a costurar em criança, criando peças para as suas Barbies numa antiga máquina de pedal – que ainda hoje existe – da avó. Cresceu rodeada de “novelos de lã, coloridos, que ganhavam vida” nas mãos da mãe, que “fazia camisolas tricotadas nas máquinas de tricotar”. “Talvez por aí tenha surgido o gosto pela diferença, pelas peças únicas ou talvez por, também desde cedo, acompanhar a minha mãe à costureira sempre que se queria uma peça nova”, confessa Cristiana Teixeira, estilista e criadora da Sinopsis. Uma marca de roupa que representa a concretização de um sonho.
“A ideia de criar uma marca de vestuário esteve sempre presente, mas foi em 2017, quando decidi registar a Sinopsis, que finalmente comecei a viver verdadeiramente o meu sonho”, testemunha a criadora aveirense, de 30 anos. “Nesse ano, ainda estava a trabalhar na Lanidor/2bstyle e não conseguia esconder o meu desejo de fazer algo mais criativo por isso, após quase oito anos de dedicação nesta empresa, decidi ganhar asas e voar”, prossegue.
Em janeiro do ano passado, dedicou-se “a 100 por cento” à sua marca, encetando “uma caminhada muito interessante, de muita aprendizagem em assuntos desconhecidos como burocracia, fornecedores, etc., e rodeada de pessoas com este espírito igualmente empreendedor”, testemunha. Em setembro, inaugurou o site da marca e poucos meses depois começou a vender as peças Sinopsis numa loja em Lisboa.
A partir do atelier sediado em Albergaria-a-Velha, mais concretamente na incubadora de empresas, a jovem criadora vai produzindo “vestuário feminino exclusivo, que procura explorar a identidade de cada mulher – daí o slogan ‘Explore your identity’”. “É uma marca cujo coração palpita com peças de edição limitada (poucas unidades) e com peças totalmente exclusivas (em que apenas existe uma unidade)”, acrescenta, frisando que as suas peças destinam-se a “mulheres que procurem sobretudo diferenciação, modernidade, conforto e versatilidade”. “A maior parte da peças, através dos seus pormenores elásticos, conseguem ajustar-se ao corpo de cada pessoa”, repara.
Cantar no carro e perder-se em retrosarias
Para além da moda, Cristina Teixeira confessa-se uma apaixonada por viagens. Diz que adora “conhecer o desconhecido”. Também adora ouvir música com o volume elevado e se há coisa que a ajuda a relaxar é cantar enquanto conduz. “Mas o que é indispensável mesmo é um chocolatinho de vez em quando”, confessa a jovem que estudou Design de Moda, no Citex – Centro de Formação Profissional do Têxtil e do Vestuário (Porto).
Deslumbra-se de cada vez que entra numa retrosaria, “pecado” que fica totalmente a dever-se ao seu enamoramento pelo mundo da moda, ligação que Cristina Teixeira parece querer fortalecer cada vez mais. Recentemente, criou uma linha de peças de edição limitada, com stock muito reduzido, pensada para um público mais jovem e que será vendida exclusivamente online no site da marca.
Outros projetos? “Alargar a outros pontos de venda”, especifica. Neste momento, a marca está representada na loja Scar ID no Porto, perspetivando-se, também, a sua comercialização “num estabelecimento de Guimarães”, entre outros pontos – além do próprio site da marca.
Se há algo que não falta a esta jovem aveirense é a determinação para continuar a crescer. Tanto mais porque, garante, a aceitação da marca tem sido grande. “Tem sido este reconhecimento que me tem dado provas que a luta é para continuar, apesar dos grandes desafios que qualquer empreendedor sente na fase inicial”, repara Cristiana Teixeira.
- A Sinopsis nasceu em 2017
Pingback: Covid-19: Estilista aveirense cria linha de máscaras sociais - AveiroMag