O projeto “CleanUp Aveiro” impulsionou a recolha de milhares de beatas na região, com ações entre março e julho que mobilizaram cerca de 900 participantes. Os resultados podem ser observados através do “beatão” exposto no Fórum Aveiro.
O projeto “CleanUp Aveiro” surgiu em 2020 com o objetivo de mobilizar a comunidade para a limpeza de espaços urbanos e áreas de lazer, promovendo a consciencialização sobre a poluição ambiental e a importância de preservar os ecossistemas para o bem-estar geral. Ao longo dos anos, fomos crescendo através de várias ações de recolha de beatas, limpeza de lixo das praias e limpeza de lixo na ria de Aveiro.
Este ano foi dinamizada uma competição entre escolas da região de Aveiro, nomeadamente a Escola Profissional de Aveiro, o Agrupamento de Escolas José Estêvão e o Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento. Além desta iniciativa ter incentivado a participação dos jovens em ações de preservação ambiental, também teve o objetivo de criar uma competição saudável e motivar os participantes a recolher o maior número de beatas.
As ações de recolha de beatas tiveram lugar entre março e julho, permitindo aos 900 participantes recolher no total cerca de 137 692 beatas. Estas foram colocadas num “beatão”, que se encontra exposto ao público, junto à Ponte dos Laços da Amizade, de forma a fomentar a consciencialização de toda a comunidade para a problemática do descarte indevido das beatas e o seu impacto no ambiente - não são biodegradáveis e podem levar até 10 anos para se decompor, libertando substâncias tóxicas e milhares de partículas microplásticas no processo.
Esta estrutura é acompanhada de uma infografia que poderá ser observada durante os próximos meses, na esperança de impactar aqueles que a vejam e, ainda, motivar atitudes corretas face à problemática. No final da exposição a Rede Biatakí ficará encarregue pelo tratamento e valorização das beatas.
O CleanUp Aveiro é organizado pela Agora Aveiro em colaboração com a Escola Profissional de Aveiro. Conta com a F.Fonseca como "Main Partner" e a JR Mudanças e o Forum Aveiro como “Silver Partners”. É feito em parceria com o Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento, o Agrupamento de Escolas José Estêvão, a Veolia, a Rede Biatakí e a Escola de Ténis de São Bernardo. Tem o apoio do Município de Aveiro e do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P..