AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Região de Aveiro acima da média nacional no índice de competitividade

Região

 

Segundo o Índice Sintético de Desenvolvimento Regional 2023, agora publicado pelo INE, a Grande Lisboa, a Região de Aveiro e a Área Metropolitana do Porto (AMP) foram as únicas sub-regiões do país que ficaram acima da média nacional no índice de competitividade.

Os números mostram que “no índice de competitividade, apenas três sub-regiões superavam a média nacional: a Grande Lisboa (116,30), com posição destacada, a Região de Aveiro (107,18) e a Área Metropolitana do Porto (106,60)”, sendo que o Alentejo Litoral permanece na quarta posição entre as 26 sub-regiões existentes.

No mapa nacional é visível que as sub-regiões NUTS III [Nomenclatura de Unidade Territorial] com um índice de competitividade mais elevado concentram-se ao longo do litoral do continente.

No que diz respeito ao desenvolvimento regional, o número de comunidades intermunicipais e de áreas metropolitanas sobe para cinco a superar a média nacional: a Grande Lisboa (107,77), a AMP (103,33), a Região de Aveiro (101,51), a Região de Coimbra (100,97) e o Alto Minho (100,61), segundo o índice anual que tem em conta três dimensões: competitividade, coesão e qualidade ambiental.

Em comunicado, a CIRA – Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro saúda “os cidadãos, as empresas, as câmaras municipais, a universidade, pelo trabalho realizado e assume o compromisso de continuar a ser boa parte do processo de desenvolvimento e crescimento que seguramente vamos concretizar no futuro, consolidando esta dinâmica partilhada e transversal, afinal uma marca regional que nos une e identifica”.

Colegio Portugues Publicidade

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.