passeios de barco em aveiro

5 passeios de barco por paisagens de Aveiro ancoradas em tradição

Cidade e distrito com ria e mar no ADN, Aveiro é, por excelência, um destino para todos os que procuram vogar por paisagens verdejantes onde as águas refletem não só os céus mas a alma das suas gentes.

 

Escreveu Saramago, em Viagem a Portugal, “aí para baixo é a ria de Aveiro, quarenta quilómetros de costa, vinte quilómetros para o interior, terra firme e água rodeando, todas as formas que podem ter as ilhas, os istmos, as penínsulas, todas as cores que podem ter o rio e o mar.”

 

São várias as embarcações que por aqui sulcam a superfície infinita da ria – por entre os canais da cidade e uma fauna e flora vastas – e até do oceano, com os olhos de quem nelas vai poisados em golfinhos e no sol em hora de despedida. Hoje, fica a sugestão de 5 passeios de barco em Aveiro que levarão o viajante – local ou de outras paragens – a descobrir a imensa beleza natural ancorada também em tradições.

 

Passeio de moliceiro pelos canais urbanos

 

passeios de barco em aveiro

 

É a mais conhecida embarcação aveirense e, sem dúvida, a que mais turistas passeia em Aveiro. Outrora utilizado como instrumento de trabalho na recolha do moliço, é um barco luzidio que transporta nas suas cores mensagens ingénuas e com graça que fazem sorrir quem as vê passar. Atualmente, são várias as empresas turísticas com moliceiros ancorados junto ao Rossio, destinados a deslizarem com gente dentro pelas águas dos canais. O roteiro clássico passa pelo Canal Central, o Canal das Pirâmides, o Canal do Cojo e ainda o pitoresco Canal de São Roque, celebrando o espólio e encanto de Aveiro.

 

Passeio de barco à vela ao pôr do sol

 

passeios de barco em aveiro

 

Fotografia: SAILSPOT

 

Também de barco à vela se pode (re)descobrir a Ria de Aveiro. A SAILSPOT é uma empresa dedicada a atividades náuticas que organiza diferentes passeios para revelar a quem neles se aventura a imensa beleza paisagística da região. Os mais curiosos podem aprender a andar à vela, num venturoso batismo, enquanto os mais românticos são convidados a embarcar num passeio ao pôr do sol que ficará, com certeza, impresso na memória.

 

Passeio na “Praia da Costa Nova” até à Torreira

 

passeios de barco em aveiro

 

Fotografia: Lancha “Praia da Costa Nova”

 

Esta é uma embarcação com história e muitas histórias no seu interior. A lancha “Praia da Costa Nova”, lançada pela primeira vez à Ria em 1945, foi construída para transportar habitantes, colaboradores da Base Aérea, trabalhadores dos antigos Estaleiros de São Jacinto e mercadorias, garantindo a ligação entre Aveiro, Ovar, Torreira e São Jacinto. Hoje, totalmente recuperada para poder proporcionar experiências turísticas diferentes e com um pé num pedaço de História, a lancha faz diferentes roteiros pela Ria. Um deles é o da Torreira e Arte Xávega, um passeio que permite observar o ecossistema único da Ria de Aveiro, com passagem pelo Esteiro do Gramato e pelo Gramatal até ao Cais Guedes, na vila piscatória da Torreira.

 

Passeio de barco em alto mar para avistar golfinhos

 

 

passeios de barco em aveiro

 

Fotografia: Ria Príncipe

 

Ver golfinhos em alto mar, em saltos tão delicados quanto acrobáticos, é algo que muitos sonham poder fazer. Em Aveiro, há uma embarcação da empresa Ria Príncipe que, para além de passeios pela Ria e saídas para pesca desportiva em alto mar, ruma ao oceano também com o intuito de avistar golfinhos e deslumbrar todos a bordo. Com início no Cais da Mota na Costa Nova, é uma viagem de três horas de um imenso fascínio que só a natureza sabe despertar.

 

Passeio de barco com sabor a mar

 

passeios de barco em aveiro

 

Fotografia: Ostraveiro

 

As paisagens únicas e, em alguns casos, intocadas da Ria de Aveiro facilmente deixam boquiaberto quem as contempla pela primeira vez, é certo, mas é também pelo paladar que a região conquista quem por cá passa. A Ostraveiro decidiu reunir num só passeio – “Ria a dois” – essas duas experiências, convidando pares de todas as idades a descobrir não só a beleza e tranquilidade da Ria de Aveiro mas também os sabores caraterísticos da região, como as ostras e os ovos moles.

 

 

 

Partilhar
avatar
  Notificações  
Notificação de