Estudante da UA quer Reinventar a Roda e precisa de apoios

 

 

 

Joana Coimbra, estudante da Universidade de Aveiro, está decidida a Reinventar a Roda. É esse o nome do projeto que desenvolveu no âmbito do Mestrado em Planeamento Regional e Urbano e que quer tornar uma realidade. Em que consiste? Na criação de um sistema de reutilização e de partilha de cadeiras de rodas em Aveiro.

 

Em vários espaços centrais da cidade seriam disponibilizadas cadeiras de rodas para serem usadas por quem precisa, sendo que as mais valias do sistema não se ficam por aqui. O Reinventar a Roda quer também, através da criação de um website, divulgar transportes, itinerários e serviços acessíveis.

 

Este projeto – orientado pelos professores Bernadete Bettencourt e Paulo Silva – propõe, ainda, recorrer a cadeiras de rodas sem uso (que seriam devidamente recuperadas) para emprestar aos cidadãos com mobilidade reduzida.

 

E ainda que a ideia de criar um sistema de partilha de cadeiras de rodas possa causar estranheza a algumas pessoas – por força dessa crença de que quem precisa de uma anda sempre com ela -, a verdade é que este serviço pode ter cada vez mais razão de existir. “Não nos podemos esquecer que além do utilizador permanente da cadeira de rodas, também existem pessoas com necessidades temporárias”, justifica Joana Coimbra. Sendo que numa sociedade com cada vez mais idosos, “as probabilidades de surgirem limitações de mobilidade aumentam”, realça.

 

O sistema é fácil de implentar e também não exigirá grandes investimentos – os custos passarão pela criação do website, a reparação das cadeiras de rodas doadas, o transporte para os locais de entrega e recolha, e a  do projecto – mas Joana Coimbra está, agora, à procura de potenciais parceiros.

 

Através da página de facebook do projeto é possível ficar a conhecer mais dados e quais as potenciais formas de colaboração.

Partilhar
avatar
  Notificações  
Notificação de