AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Manifestações artísticas e culturais enriquecem Festa das Fogaceiras

Artes

Fernando Tordo protagoniza concerto de encerramento

Janeiro em Santa Maria da Feira é sinónimo de Festa das Fogaceiras, a mais antiga e simbólica festividade do território. O ponto alto desta festividade é a 20 de janeiro, feriado municipal, com três grandes momentos ao longo do dia, sendo as 250 meninas fogaceiras, integralmente vestidas de branco com faixas coloridas à cintura e de fogaça à cabeça, um dos ícones desta tradição que completa 519 anos. Mas ao longo de todo o mês, e até ao dia 27, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira celebra as fogaceiras com um programa cultural que é uma ode à riqueza artística e ao património da região.

São propostas para todos os públicos, da música ao teatro, passando pela gastronomia onde a Fogaça da Feira assume o protagonismo, até às exposições e workshops, numa demonstração da diversidade que enriquece a Festa das Fogaceiras. São manifestações artísticas que proporcionam experiências únicas e envolventes.

Fernando Tordo encerra este programa, no dia 27 de janeiro, às 21h30, no Grande Auditório do Europarque, lado a lado com as quatro bandas filarmónicas do concelho de Santa Maria da Feira e com os seus convidados, Paulo de Carvalho e Rita RedShoes. Filarmonia com Fernando Tordo vai celebrar a tradição, a filarmonia e a liberdade.

Ainda no campo musical, destaque para o projeto 3CC – 3 Concertos, 3 Casas, que conheceu já o primeiro concerto no passado dia 10, com Ana Lua Caiano. Os daguida, a 17, e Churky, a 24, dão seguimento à proposta de espetáculos intimistas em locais improváveis. O primeiro concerto aconteceu no edifício do antigo Hospital de S. Paio de Oleiros, o segundo decorrerá no Sindicato dos Operários Corticeiros do Norte, em Santa Maria de Lamas, e o último, no Museu Convento dos Loios, na cidade da Feira. Os bilhetes, no valor de 3 euros, podem ser adquiridos na Loja Interativa de Turismo de Santa Maria da Feira ou em www.bol.pt.

Automobilia Publicidade

A XVIII Exposição Reinventar o Traje das Fogaceiras volta a estar patente na Praça Gaspar Moreira, entre 19 e 21 de janeiro, com a reinvenção do vestido branco das meninas fogaceiras pelos jardins de infância, escolas do 1º ciclo do Ensino Básico e Instituições Particulares de Solidariedade Social.

Esta é uma mostra que permite a todos os participantes viverem a tradição de forma lúdica privilegiando a intervenção artística e a partilha. A escolha cabe ao público. Esteja atento às redes sociais do município.

 

 

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.