Nos dias 14 e 15 de setembro, a Bairrada convida-nos a “beber e saborear”

 

 

 

Começou por receber o nome “Encontro com o Vinho e Sabores”, em 2017 ganhou o nome de “Bairrada Vinho & Sabores” e passou a ser bienal. A partir deste ano, o evento vínico e gastronómico da região bairradina vai passar a chamar-se “Aqui na Bairrada – Beber & Saborear” e acontece já nos dias 14 e 15 de Setembro.

 

O local é uma estreia, uma vez que o evento terá como palco o Pavilhão de Desportos de Anadia e não o Centro de Alto Rendimento, como tem sido hábito. O acesso é gratuito, mas quem quiser provar os néctares da Bairrada terá que adquirir o copo do evento, que tem um custo de três euros.

 

Para o efeito, a Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB) desafiou os produtores da região demarcada a pôr à prova os seus néctares, desde grandes referências aos seus mais recentes rótulos. Entre espumantes, brancos, rosés e tintos – todos com certificação de Denominação de Origem DO Bairrada ou IG Beira Atlântico –, será dado relevo à diversidade e à qualidade dos néctares, bem como à tipicidade do terroir bairradino ou não estivéssemos nós na época do ano habitualmente dedicada à vindima, com as vinhas e as adegas a ocuparem o centro das atenções de quem se dedica a tão nobre actividade.

 

O “Aqui na Bairrada – Beber e Saborear” mantém o formato de outros anos, com a feira de vinhos e sabores, complementada por duas provas de vinhos comentadas – uma a 14 e outra a 15 – pelo crítico de vinhos Luís Ramos Lopes (Grandes Escolhas).

 

A afirmação da identidade da Bairrada também é feita com a sua gastronomia. É certo e sabido que o destaque maior vai para o “Leitão assado à moda da Bairrada” que tem sempre um toque especial quando acompanhado com o pão da Mealhada. Para finalizar, nada melhor do queriquíssima doçaria regional, como os ovos moles de Aveiro, os Amores da Curia, as queijadas de Águeda, o Folar de Vale de Ílhavo, entre outras doces iguarias.

 

 

Partilhar
avatar
  Notificações  
Notificação de