
Tem poucos dias para ajudar o Ecomare a conquistar um prémio europeu
A votação encerra a 9 de setembro. Portanto, está na altura de aceder ao website dos prémios RegioStars 2019 e apoiar o laboratório da Universidade de Aveiro a alcançar o primeiro lugar no concurso promovido anualmente pela Comissão Europeia a projetos financiados pela UE que demonstram excelência e novas abordagens no âmbito do desenvolvimento regional.
Neste centro de excelência, que foi inaugurado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em 2017, tem duas componentes: uma utilizada para investigação e uma outra que funciona como hospital veterinário de reabilitação de animais marinhos, com a colaboração da Sociedade Portuguesa da Vida Selvagem e o apoio do Oceanário de Lisboa.
Nesta infraestrutura, aves marinhas, tartarugas marinhas, focas e golfinhos são resgatados e devolvidos à natureza, enquanto a biotecnologia azul e a aquicultura sustentável contribuem para a bioeconomia azul, oferecendo novos serviços e produtos inspirados no oceano.
Está, agora, na corrida aos RegioStars 2019. Este ano, foram recebidas 199 inscrições para os prémios europeus, tendo o júri independente anunciado, a 9 de julho, os finalistas selecionados por categoria.
Académicos de alto nível vão avaliar as candidaturas apresentadas e premiar os vencedores. Além disso, o público irá escolher o seu vencedor através de uma votação pública em linha e atribuir o “Prémio do Público” a um dos projetos. Para apoiar o Ecomare não se esqueça de votar.