AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

A Bairrada já não é o que era

Opinião

João Manuel Oliveira *

Pois não. A Bairrada está diferente. Por isso, e partindo da mesma premissa da minha crónica inicial na Aveiro Mag, posso-vos afirmar que deveriam “dar uma oportunidade à Bairrada”!

Sem entrar em discussões estéreis e sem sentido sobre os limites geográficos da Bairrada (e de qual Bairrada nos referimos, se a enófila, a gastronómica, etc) lanço o desafio de conhecerem melhor a região. Em termos enófilos podem começar pelo evento “Aqui na Bairrada” que acontecerá no fim de semana de 14 e 15 de setembro próximo e que levará ao Pavilhão Municipal de Desportos de Anadia a quase totalidade dos produtores de vinho da Bairrada com vinho certificado e também representantes – privados e associações – da boa gastronomia que temos na região.

Este evento serve para um iniciado ou um enófilo já praticante perceber as diferentes nuances entre os vinhos existentes com um custo inexistente. Porque a entrada é gratuita e para provar só precisa comprar o copo de prova – que depois é seu. Pode provar 10 ou 40 vinhos por dia – a escolha é sua – e conversar com os produtores, enólogos ou entendidos e melhorar a ideia que tem dos vinhos bairradinos.

Sim, porque a nossa percepção e o nosso conhecimento sobre o vinho da Bairrada muda com o tempo. Se não bebe um vinho Bairrada há muitos anos porque não gostava do estilo, aconselho-o vivamente a experimentar novamente. Aliás, se essa frase se aplica a qualquer região, tem ainda mais razão de ser na Bairrada onde novas castas – e novas formas de trabalhar a grande Baga – novos enólogos e novos ensinamentos fazem com que o espectro do vinho tinto e branco da Bairrada tivesse entrado numa nova rota de excelência. Sem descurar a tradição, mantendo certas características muito próprias mas inovando.

Por isso, vamos a isso e comece o novo ano vínico dando uma BOA oportunidade à Bairrada – uma região fundamental para enófilos. Um brinde – com espumante bairradino – a isso!

* João Manuel Oliveira é assessor de imprensa e conhecido enófilo e criador do podcast Magnum Wine Club
Automobilia Publicidade

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.